quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A revolta da timidez

- Publicidade -

Jemima Morais Veras – Psicóloga

Michele Patrícia, tem 26 anos. É uma moça muito tímida, tem poucos amigos e quase não sai de casa.
No ambiente de trabalho ela mal fala. Faz um esforço significativo para se dirigir às pessoas. Durante as aulas de especialização nunca fez uma pergunta e morre de medo de ser indagada. Vida complicada a de Michele Patrícia.
Michele fica vermelha e sente a pele queimar diante de qualquer elogio. Raramente se olha no espelho, até de si mesma sente vergonha. Outro dia foi convidada para o casamento da sua prima Rafaela Vanessa e ao desligar o telefone já teve uma crise de ansiedade daquelas. Só um detalhe, faltavam 3 meses para o citado o evento.
Mas Michele é assim: pensa, sente e se comporta dessa forma. Querem saber de uma coisa? ela não gostaria de ser assim. Isso a faz sofrer. Pode parecer que ela não gosta de estar com as pessoas, mas ela gosta sim.
A ideia de ir ao casamento não saía da sua cabeça. Michele vivia noites insones. Numa madrugada dessas foi ao banheiro e fez algo inédito, parou diante do enorme espelho e como nunca havia feito, o encarou – olhou para si mesma, sem medo, sem vergonha.
Quando ia para o quarto ouviu:
– Psiu!
Com o coração quase saindo pela boca, Michele se vira rapidamente e com a voz que lhe restava, falou:
– Quem está aí?
– Sou eu, aqui no espelho.
Sem querer acreditar, olhou para o espelho e viu sua imagem refletida; só que estava com outra roupa. Parecia mais ousada, usava um batom menos discreto, o cabelo mais desconectado… Apesar do medo, ela gostou do que viu.
– Michele, não fique assustada. Eu sou você sem medo.
Sou uma parte de você que se cansou de ficar em casa, de rejeitar os convites, de perder oportunidades… então resolvi sair por aí e aproveitar. Vou ao cinema, ao shopping, à praia…
– E aonde está indo agora?
– Ao clube, onde as partes sem timidez dos tímidos se encontram.
– O que fazem lá?
– Tudo que vocês não fazem. Dançamos, rimos alto, olhamos nos olhos, erramos, tropeçamos…
– Bem interessante, mas é assustador.
– Como você saiu de mim?
– Mulher, foi juntando uma coisinha aqui outra ali, você sempre evitando as festas… Adoro uma festa.
Você achando que todo mundo pensava algo ruim sobre você. Por falar nisso, Lembra na formatura do seu tio Hélio Oswaldo, que ficamos a noite toda sentada sem olhar para os lados? A parte não tímida do gato do Arnaldo Armando disse que você estava linda e queria muito ter tido coragem de te convidar pra dançar naquela noite. Ah! e a parte não tímida de Cláudio Flávio me disse que nutre uma paixão pela senhorita. Como você mesma está vendo, dona Michele, esse pensamento de que as pessoas estão te julgando negativamente, não é verdade – é só um pensamento, não tem vínculo com a realidade, só com seus medos.
– É difícil para mim, algumas vezes tive problemas.
– Nós sabemos que algumas coisas deram errado, mas faz muito tempo e não significa que sempre será assim.
– Preciso acreditar nisso.
– Desculpa, mas seu pensamento é assim: antes do evento você já acredita que tudo será um desastre. No decorrer do evento você julga que não está bem, logo encontra vários defeitos. Também entende que todos ali estão te olhando de forma negativa. E como se não bastasse no final de tudo, avalia que foi um fracasso. Essa avaliação interfere na forma como pensará sobre o próximo evento. E então você entra nesse círculo negativo.
Já te falei Mimi, você precisa tirar o foco de si mesma. Não fique tentando se controlar, isso te deixa mais ansiosa, porque você se dá conta de que não está conseguindo alcançar esse controle. Olhe para o ambiente, para as pessoas, olhe para a vida!
– Será ?
– Precisa aprender a viver com sua timidez. Mesmo sendo tímida, tente fazer o que tiver que fazer. Considere a possibilidade de ficar bem. Conecte-se com a realidade. Tô falando do lado de cá, pode tentar que vai dar certo.
Foi aí que a senhora, Geralda Damiana entrou no quarto de Michele e com toda suavidade, tocou no braço da filha e falou:
– Acorde minha querida!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas