sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A Ribeira vai ferver

- Publicidade -

O Circuito Cultural Ribeira está de volta, em mais um ano de eventos, com nove edições confirmadas para 2012. Um verdadeiro presente para o dia dos pais, extensivo a toda a família, neste domingo, 12 de agosto. São tantas as opções que é até difícil escolher.  E para quem nunca curtiu a Ribeira num fim de tarde, este poderá ser o momento certo para experimentar, porque os eventos começam a pipocar a partir das 16h, em 15 espaços do velho bairro, e seguem até 22h. Teatro, música, exposições, artes plásticas, performances. De tudo um pouco, com entrada franca ou em troca de alimentos.
O Consulado Bar recebe a banda Blue Mountain, às 19h.
As casas que estão no Circuito são Cultura Clube (avenida Rio Branco); Atelier Flávio  Freitas e Nalva Melo Café Salão (Duque de Caxias); Consulado Bar e Buraco da Catita (rua Câmara Cascudo, antiga “rua das Virgens”); Espaço Funil da Cultura (rua Dr. Barata), Casa da Ribeira, Gira Dança, Woodstock Bar e Espaço à Deriva (rua Frei  Miguelinho); Centro Cultural DoSol, Armazém Hall, Clube de Remo e Galpão 29 (rua Chile); além do teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo) e as próprias ruas, que serão “lavadas” em cortejo sob batuta de diversos grupos percussivos.

Mais uma vez, a parceria Casa da Ribeira e Centro Cultural DoSol coloca para a frente uma ideia ótima, cooperativa, que faz as pessoas abraçarem diversas expressões culturais. Qualquer manifestação artística encontra lugar na programação do festival, sempre aos segundos domingos de cada mês. O Circuito Cultural, que está na 10ª edição, está sendo realizado através da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado, Cosern e Vivo.

Exaltar o patrimônio arquitetônico e histórico da Ribeira é um dos objetivos do evento, conforme declarou o diretor da Casa da Ribeira, Edson Silva. “Neste segundo ano estamos ampliando as atividades mais diretamente ligadas à educação, para que todos possam perceber o valor simbólico que este conjunto arquitetônico tem”. O parceiro DoSol, Anderson Foca, defende que muitas pessoas já foram contagiadas pela proposta do evento, que é de agregar valor ao sítio histórico. “A partir da primeira visita, surge uma relação mais afetiva pelo bairro e muitos retornam em dias regulares de atividades”. 

ANTENE-SE

O fole de Gilberto Monteiro

Na Casa da Ribeira, a exposição Reflexos, de  Sofia Bauchwitz, abre às 16h,  na sala de artes visuais, mesmo horário em que o músico gaúcho Gilberto Monteiro (foto) sobe ao palco da casa de espetáculos, com o show Sotaques do Fole, dentro do projeto Sonora Brasil Sesc. À noite, 19h e 21h, teatro com Tathiene Thábata,  em Ligeiramente Grávida.

No mundo de Tarsila

O projeto Palco Giratório do  SESC apresenta a peça Vila Tarsila, da Cia Druw (SP), em troca de um quilo de alimento, a partir das 17h, no Teatro Alberto Maranhão. A peça trata das memórias de infância da artista Tarsila Amaral, um ícone do movimento modernista brasileiro, serão levadas ao palco pela Companhia Druw de Teatro, no Projeto Palco Giratório do Sesc. A entrada é apenas um quilo de alimento não-perecível, para o projeto Mesa Brasil do Sesc.

No Centro Cultural DoSol, exibição às 16h do documentário  Lemmy (Documentário); show de Kung Fu Johnny, às 18h, seguido de Molho Negro (PA), Andróide Sem Par e  Simona Talma.

Lá vem a turma do Funil

O Consulado Bar recebe a banda Blue Mountain, às 19h, enquanto o Buraco da Catita faz a festa com o samba do Nós do Beco (16h). Paralela, a rua Dr. Barata será palco para o Missigena Sound System Reggae (DJ), das 18h às 22h. E no novo Espaço Funil da Cultura (foto, com o produtor Camilo Lemos) tem Exposição fotográfica de Fernando Chiriboga e Samba do Carmo (16h). 

Mais música no Woodstock Bar, a partir das 17h, com Irados, The Birds Boys, Fullsion, Sinaback, Paraíso Artificial e Fiction Vibe Eletronic. Na mesma Frei Miguelinho, experimento cênico De Janelas e Luas, por – Mayra Montenegro (17h), seguido do Cine à Deriva, com exibição do filme Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.

No Gira Dança

Na sede do Gira Dança, abertura da loja com souvenirs da casa,  documentário Figuras da Dança, por Hulda Bittencourt (16h30), espetáculo de dança Um Sorriso para Ser Feliz, pela própria Gira Dança (17h), encerrando com a performance Marionetes e Ventrílocos, do Coletivo ES3.

Projeto Trama

O Atelier Flávio Freitas abrigará o recital Tramas, de música e poesia, com  a atriz e escritora Clotilde Tavares (foto), Joca Costa e Heliana Pinheiro (19h). No Nalva Melo Café Salão, a dança do ventre toma lugar e corpo às 17h30, com apresentação do Grupo Tuareg, seguido do balanço da Orquestra Boca Seca.

Ocupação no Clube do Remo

A Cultura Clube inicia a programação no começo da noite com o VJ Helder,  seguido de  Eternamente Jah (19h) e Reggae Rupestre (20h30).  Na rua Chile, o Armazém Hall reedita o Baile Barulhinho Bom, com discotecagem de DJ Magão e Zé Caxangá (apenas música brasileira), a partir das 18h. Mais Djs no Galpão 29, na Eletronic Party (19h). Ainda na rua Chile, das 16h às 22h, novidades no Bazar Cultural, que ocupará as instalações do tradicional Clube do Remo (foto).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas