sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

A seca e o trabalho do DNOCS

- Publicidade -

JOÃO LYRA NETO
Jornalista

Desde que se vem falando em seca, a presença do DNOCS é uma das mais importantes dentro daquilo que se precisa fazer ou implantar, para resolver os problemas e ajudar o agricultor no combate à pobreza e à falta de alimentos. Tem sido uma luta, obedecendo a determinados critérios, já que os recursos sempre são originados do Governo Federal. A construção de açudes, em todo o Nordeste, tem uma dimensão extraordinária, visando atender às condições para o necessário abastecimento d’água. Nisso o DNOCS foi além do esperado. Era, sempre a competência dos seus dirigentes e técnicos, engajados com aquilo que precisava ser feito, em termos de açudagem, com Ribeiro Goncalves, Poço da Cruz, Gargalheiras, Irans para o trabalho do agricultor e o abastecimento das cidades.

Com a água vinda da Barragem Coremas, na Paraíba, a coisa mudou de figura. Focalizada a concessão pela imprensa, a Cia de Águas do Rio Grande do Norte, CAERN, analisou que a cidade de Caicó, está com seu abastecimento comprometido em virtude da baixa do Rio Piranhas. Para solucionar o problema do Rio Piranhas – Açu, a Agência Nacional de Águas, autorizou o aumento da vazão da água vinda da Barragem Coremas, na Paraíba, para fazer o abastecimento das cidades de Caicó – Açu. Isso foi autorizado dentro dos interesses e das necessidades das cidades em questão. Não se sabe porque, o DNOCS não tem sido citado nesses tão necessários trabalhos, envolvendo açudes e abastecimento d’água. É um órgão importante e determinado, na luta contra a seca. É necessário que isso seja visto, pela posição que sempre teve com relação a isso no Nordeste.

A propósito de falta d’água, o ano de 2012 foi um ano fortemente atacado pela estiagem. Nunca, em tempo algum, a falta d’água aconteceu em vários estados da Região. Ocorreu intensa destruição deixando as famílias completamente desamparadas. Sempre se falou na utilização de poços tubulares e da captação d’água para servir as atividades agrícolas. Sem água nada se faz para atender e ajudar o agricultor. A propósito de tudo isso, a Jornalista Nadjara Martins, em um dos seus oportunos trabalhos jornalísticos, afirmou que o Governo de Rosabla Ciarline deixou de receber R$12 milhões de reais para a implantação do sistema de abastecimento, de um convênio promovido pelo Ministério da Integração, no Programa “Água para todos”. Era só o que estava falando… E ai?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas