“Semana do Sampaio” realiza sua sexta edição

Publicação: 2021-04-08 00:00:00
A “Semana do Sampaio”, tradicional projeto no qual o músico Yrahn Barreto homenageia o cantor e compositor Sérgio Sampaio, ícone do pós-tropicalismo, vai realizar sua 6ª edição, de 10 a 13 de abril. O evento chega pelo segundo ano em formato totalmente online, com programação de música, dança, artes e muito bate-papo para reverberar a obra do mestre capixaba, que completaria 74 anos em abril.  

Créditos: Gustavo SilveiraYrahn Barreto homenageia o cantor e compositor Sérgio Sampaio, ícone do pós-tropicalismoYrahn Barreto homenageia o cantor e compositor Sérgio Sampaio, ícone do pós-tropicalismo

As transmissões da programação serão realizadas pelo Instagram dos artistas participantes e no canal do YouTube de Yrahn Barreto, sempre às 20h, com a produção assinada por Jamilly Mendonça. A abertura da 6ª Semana do Sampaio, no dia 10 (sábado), vai contar com o projeto “Live Conexão”, com Yrahn Barreto recebendo ninguém menos que o maranhense Zeca Baleiro, que foi o produtor do álbum póstumo de Sérgio Sampaio, “Cruel”. Música e muito bate-papo estão no roteiro.

Na sequência da programação, dia 11/04, terá uma verdadeira confraternização de “sampaiófilos” que vão conversar, via live, sobre a vinda de Sérgio Sampaio nos anos 90 para Natal. Antônio Ronaldo, cantor e compositor potiguar, que recebeu Sérgio em seu apartamento e cantou na abertura do seu show em terras potiguares; Marcel Matias, pesquisador da obra de Sérgio e Yrahn Barreto cantor, intérprete e pesquisador da obra de Sampaio, revelam bastidores dos dias de permanência do cantor capixaba em Natal.

Segunda (12/04) será a vez do sarau virtual “Lugar de Poesia é na Calçada” receber os expoentes da nova cena poética: Thiago Medeiros e Marina Rabelo, e da dança potiguar, Rozeane Oliveira. Na continuação da programação, abertura da Exposição Virtual “Lugar de Quadro é na Exposição” com um bate papo sobre o processo criativo das obras dos artistas: Renata Lisieux, Diego Germano e Carlos Sérgio Borges, mediada por Rosane Félix, coordenadora da Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta, que já recebeu edições anteriores da exposição no formato presencial.  

E para finalizar a edição, no dia do aniversário de Sérgio Sampaio, 13 de abril, terá música com o show “Yrahn Barreto Canta Sérgio Sampaio”, indicado a melhor tributo pelo Prêmio Hangar de Música. O show já circulou em diversas cidades do Rio Grande do Norte, bem como em Pernambuco e Paraíba. Yrahn revisita a obra de Sampaio com interpretação visceral e marcante, que o levou a cantar no Festival Sérgio Sampaio em 2020, de forma online, em Vitória (ES). 

A “Semana do Sampaio” é realizada desde 2016, sempre antecedendo a data de aniversário do Sérgio Sampaio, que teve estadia em Natal por duas vezes na década de 90, deixando amigos, canções e seus últimos registros audiovisuais na capital potiguar e até hoje é referência para muitos artistas potiguares. O projeto é um veterano em formato online: antes da pandemia já realizava lives de parte da sua programação, para que os fãs do Brasil inteiro pudessem acompanhar a programação de artes integradas.

Serviço:
6ª Semana do Sampaio, com Yrahn Barreto e convidados. De 10 a 13 de abril, no Youtube e Instagram.