sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

“A sociedade deve repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãos”

- Publicidade -

Bate-papo com Alípio Souza Filho – Professor e doutor em sociologia pela UFRN
Para o professor, a sociedade deveria repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãos
Quais fatores contribuem para esse tipo de atitude? Sentimento de impunidade?

Penso que o fator principal é uma opção pela barbárie por parte de certos setores da sociedade brasileira, que continuam com mentalidade de senhores escravistas ou de coronéis, que se negam a se civilizar e a admitir o papel do Estado moderno na vida social. Na sociedade moderna, o ente que cuida dos assuntos relativos ao que se nomeia de “crime” é o Estado. A ideologia do “sentimento de impunidade” é uma falácia para justificar a vontade autoritária, violenta e fascista de certos setores da sociedade que continuam a acreditar que podem agir no mundo como querem.
 
Isso não seria uma reação que qualquer pessoa pode ter em um momento de raiva?

A raiva é uma emoção humana que deve ser sabiamente administrada, sublimada, substituída por alguma outra emoção ou atitude racional, única maneira de não fazermos de relação com o outro uma relação de ódio e guerra, assim como única maneira de tornarmos as relações sociais possíveis.
#SAIBAMAIS#
Estamos diante de algo “novo” ou apenas há maior exposição dos casos em função das ferramentas de comunicação?

Nada de novo há nesse comportamento. Pelo contrário, a cena do garoto negro, preso a um poste, com uma argola no pescoço, é coisa das podres entranhas da sociedade brasileira que, em seu passado, foi escravista, em seu modo de produção e estrutura social, e que, hoje, permanece escravista de modo imaginário, com efeitos práticas nas relações sociais.
 
Qual deve ser a reação da sociedade diante desses casos?

A sociedade brasileira deve repudiar toda a ideologia de “justiça com as próprias mãos”. Rechaçar toda ideologia falaciosa que o Estado não atua, que é ausente, que não há punição para os criminosos  e bandidos. Isso é discurso de gente autoritária, fascista ou ignorante. Além, é claro, é discurso de segmentos interessados num Estado autoritário, repressivo e complementado, ilegalmente, por bandos de extermínio, assassinos de aluguel, milícias criminosas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas