“A sociedade deve repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãos”

Publicação: 2014-02-23 00:00:00 | Comentários: 6
A+ A-
Bate-papo com Alípio Souza Filho - Professor e doutor em sociologia pela UFRN
Rodrigo SenaPara o professor, a sociedade deveria repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãosPara o professor, a sociedade deveria repudiar a ideologia de justiça com as próprias mãos

Quais fatores contribuem para esse tipo de atitude? Sentimento de impunidade?


Penso que o fator principal é uma opção pela barbárie por parte de certos setores da sociedade brasileira, que continuam com mentalidade de senhores escravistas ou de coronéis, que se negam a se civilizar e a admitir o papel do Estado moderno na vida social. Na sociedade moderna, o ente que cuida dos assuntos relativos ao que se nomeia de “crime” é o Estado. A ideologia do “sentimento de impunidade” é uma falácia para justificar a vontade autoritária, violenta e fascista de certos setores da sociedade que continuam a acreditar que podem agir no mundo como querem.
 
Isso não seria uma reação que qualquer pessoa pode ter em um momento de raiva?


A raiva é uma emoção humana que deve ser sabiamente administrada, sublimada, substituída por alguma outra emoção ou atitude racional, única maneira de não fazermos de relação com o outro uma relação de ódio e guerra, assim como única maneira de tornarmos as relações sociais possíveis.

Estamos diante de algo “novo” ou apenas há maior exposição dos casos em função das ferramentas de comunicação?


Nada de novo há nesse comportamento. Pelo contrário, a cena do garoto negro, preso a um poste, com uma argola no pescoço, é coisa das podres entranhas da sociedade brasileira que, em seu passado, foi escravista, em seu modo de produção e estrutura social, e que, hoje, permanece escravista de modo imaginário, com efeitos práticas nas relações sociais.
 
Qual deve ser a reação da sociedade diante desses casos?


A sociedade brasileira deve repudiar toda a ideologia de “justiça com as próprias mãos”. Rechaçar toda ideologia falaciosa que o Estado não atua, que é ausente, que não há punição para os criminosos  e bandidos. Isso é discurso de gente autoritária, fascista ou ignorante. Além, é claro, é discurso de segmentos interessados num Estado autoritário, repressivo e complementado, ilegalmente, por bandos de extermínio, assassinos de aluguel, milícias criminosas.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • erivaneletricista

    se tivesse uma arma na cabeça do seu filho ai eu queria ver sua reaçao?

  • allantel

    então quem tem opinião,contraria a sua esta errado, certo ta o cara trabalhar e o vagabundo levar o dinheiro.essa turma que acha que marginal deve ser bem tratado ,deveria levar cinco pra casa só assim as celas ficariam mais vagas.

  • romerocruz

    "Na sociedade moderna, o ente que cuida dos assuntos relativos ao que se nomeia de ?crime? é o Estado" kkkkkkkkkkk Nunca li uma abobrinha tão grande kkkkkkkkkkkk esse ai deve ser mais um Petista da UFRN.. Na Sociedade moderna o desgoverno corrupto do PT desarmou a população Brasileira e os bandidos andam armados até os dentes e o povo trancado em casa entre muros e grades.. e o pior é que os bandidos estão nas ruas e no Governo já que o estado "Governo Federal" é o mais corrupto da historia do Brasil e faz os coronéis parecerem bons moços.. " ideologia do ?sentimento de impunidade? é uma falácia para justificar a vontade autoritária, violenta e fascista de certos setores da sociedade que continuam a acreditar que podem agir no mundo como querem." Ou este cidadão saiu do COMA ou vive no mundo da lua ou é mais um Petista da esquerda Caviar para dizer que o sentimento de impunidade é uma falácia e pior ainda ataca a população brasileira que sofre nas mãos deste governo DITADOR E CORRUPTO DO PT nos chamando de fascistas "usa os mesmos termos dos petistas deve ser mais um papagaio do PT" violento e corrupto é este desgoverno do PT que acredita que pode agir como quer Governo violento CORRUPTO e Ditador.. seu discurso meu caro é que é de gente fascista, petista, ignorante

  • marcosromerocruz

    A sociedade brasileira deve repudiar toda a ideologia do ?Direito dos Manos?. Rechaçar toda ideologia falaciosa que o Estado atua, que é Presente, que há punição para os criminosos e bandidos. Isso é discurso de gente autoritária, fascista ou ignorante que defende BANDIDO e GOVERNO CORRUPTO. Além, é claro, é discurso de segmentos interessados num Estado autoritário, repressivo e complementado, ilegalmente, por bandos de extermínio, assassinos de aluguel, milícias criminosas e PETRALHAS.

  • bill4558

    Ao Sr. Alípio eu gostaria de lhe perguntar como ele considera São Paulo, que é o estado mais rico do País e só consegue em dez assasinato punir 1 ou 2 isso é o que? e estou falando do estado mais rico da nação, imagine os outros, se isso não é impunidade, então o professor nos explique o que é impunidade.

  • marcelo

    Concordo que a sociedade não deva fazer punição com as próprias mãos. Agora, discordo totalmente da maneira que o Dr. trata o Pôrque das pessoas fazerem justiça por si. O escrito tenta fazer crer que o estado é eficaz na justiça (crimes administrativos e civeis e etc.) O que a sociedade espera é que o dinheiro do governo vá para presídios, educação e segurança..... No entanto, isto não ocorre e dá espaço para corrupção dentro dos órgãos do governo. Não há esperança de que o governo seja sério. A população está cansada. Talvez o professor doutor tenha um emprego fixo, com uma renda fixa e estabilidade de emprego. Fazendo com que o senhor já não precise pensar muito no seu sustento e o que fazer para mantér o sustento nos próximos anos. O pensamento descrito pelo autor, talvez vá até o momento de um desses ladrões coloque em risco o seu patrimônio: vida dos familiares e suas consequências, o que é pior, muito pior que dano material. Desculpa-me a contrariedade Dr., creio que o senhor tenha exagerado na culpa da sociedade inocente.