quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A sub 20 e os adiamentos

- Publicidade -

Há muito que uma competição patrocinada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol não passa por contratempos como agora no campeonato de juniores 2006,  a também chamada categoria sub 20. Masa, faça-se justiça: menos por culpa da entidade. Tudo gira em torno do fiel cumprimento do Estatuto do Torcedor, que faz algumas exigências para que uma partida oficial seja disputada. Mesmo que seja de juniores ou juvenis. Dois itens dos mais importantes visam a segurança dos atletas, árbitros, jogadores e até os assistentes. O estatuto reza que uma partida não pode ser iniciada sem que  haja no estádio, policiamento suficiente e, pelo menos, uma ambulância, com o respectivo pessoal de apoio. Como a Comissão de Arbitragem exige dos árbitros a fiel observância desses dois itens, vários jogos têm sido adiados.

A sub (2)

Segundo o secretário da FNF, Thiago Cavalcanti, a federação tem sido pontual no envio de expedientes à PM solicitando policiamento para os jogos, independente da solicitação idêntica feita pelos clubes mandantes, como prevê o regulamento da competição. Só, que – segundo Cavalcanti, a PM  está sem contigente suficiente para atender a esses pedidos, falhando em algumas oportunidades. Instruídos, os árbitros não pisam no gramado para iniciar a partida, se não houver policiamento suficiente.

A sub (3)

A fim de evitar mais acúmulo de jogos adiados ou transferidos, a FNF tem realizado encontros com o Ministério Público, já que a entidade do futebol não tem como exigir presença do policiamento, mas o MP, sim. Por isso, o promotor  José Augusto Peres, do Ministério Público, após duas reuniões com a FNF, vai exigir da Polícia Militar  o atendimento das solicitações feitas pelos clubes e FNF. Outra decisão tomada pela FNF e os donos de bares é a proibição de venda de bebidas em latas ou garrafas plásticas  nos dias de jogos. A multa é pesada.

Queda

Vejam como a queda de público é grande quando um time está em maré baixa. Quinta-feira o Santa Cruz enfrentou o Palmeiras, no Arruda e colocou apenas 8.589 pagantes. Estivesse o Tricolor na fase de vacas gordas, o Arrudão teria recebido uns 40 mil. É a vida.

Dúvida de leitor

O leitor  Israel  Santos Maia me manda email pedindo para  a coluna dissipar uma dúvida. Quer saber qual o goleiro que mais vezes jogou pela Seleção Brasileira. Olha, Israel, somando amistosos e oficiais, o campeoníssimo é Taffarel com 108 partidas, seguido de Leão com 107, Gilmar 103 e Dida, 98 vezes.

Dúvida (2)

Outro leitor – Deninson Leiros, quer saber qual o clube brasileiro que cedeu mais goleiros para a   Seleção Brasileira. Olha, Deninson, entendo um pouco (e tenho dados) do futebol do RN, mas mesmo assim vou atende-lo. Vasco e Flamengo são os que cederam mais goleiros para a Seleção. Vou até citá-los.

Dúvida (3)

Do Fla, Amado, Batalha, Cantarelli, Gilmar, Júlio César, Kuntz, Borracha, Raul, Renato, Walter e Zé Carlos, e do Vasco, Acácio, Barbosa, Carlos Germano, Jaguaré, Leão, Mazaroppi, Nascimento, Nelson, Regis, Reis e Roberto Costa. A ordem é alfabética, e não de data. Em 3o. lugar está o Botafogo, com oito.

A que chegamos

Pois é, o vandalismo venceu. A Codesp (Coordenação de Esportes), órgão que organiza  os eventos esportivos da SEEC, vai reunir-se nesta semana para decidir se promove ou não a festa de abertura dos Jerns. É que, de uns anos para cá  torcidas “organizadas” têm criado sérios problemas para os organizadores, alguns até colocando em risco a vida de jovens metidos nesses grupos.

A que (2)

Há algumas idéias para ser discutidas. Exemplo: fazer uma solenidade de abertura em auditório, simbolicamente, com representantes dos professores dos colégios e escolas participantes. Outra idéia é escolher alguns jogos mais importantes abrindo os Jerns e promover uma rápida solenidade, sem desfile, sem nada  mais festivo. É lamentável, mas é a dura realidade

Aperto

Parece que a CBF não está mais de cofres cheios, como acontecia antigamente. Um dos sinais é que o jantar dos auditores do STJD  que acontecia após as reuniões, numa churrascaria de luxo na zona sul, foi vetado. A CBF diz apenas que se trata de um reajuste nas despesas. No máximo, admite duas pizzas gigantes e refrigerantes.

Transporte e Cidadania

O Projeto Transporte e Cidadania, com apoio de vários órgãos públicos e privados, promove vários eventos neste domingo, tais como jogos de salão, futsal, volei, futebol de camapo, natação, futebol de areia, paralelo a atividades profiláxicas como aplicação de fluor, orientação odontológica e médica, vacinação, etc.

Nós, do RN

O encarte do D.O. publica o número 22 do tablóide “Nós, do RN” com o tema “A Imprensa do RN”. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas