terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

A sustentabilidade da previdência

- Publicidade -

CARLOS DE SOUZA – interino [ [email protected] ]

O ministro Garibaldi Alves Filho disse essa semana durante o lançamento do livro Melhores Aposentadorias, Melhores Trabalhos: Em Direção à Cobertura Universal na América Latina e no Caribe, de Mariano Bosch, Angel Melguizo e Carmen Pagés, editado pelo BID, que “manter a sustentabilidade do sistema previdenciário e, ao mesmo tempo, garantir a inclusão social da população nos benefícios previdenciários são as principais preocupações do Brasil diante do envelhecimento da população”. Até 2050 a população com mais de 65 anos no país se multiplicará por quatro, passando de 13 a 51 milhões e, destes, 40% não terão uma aposentadoria contributiva e dependerão do Estado ou de suas famílias. “O mercado de trabalho é o epicentro da baixa cobertura de aposentadoria. Hoje, para cada aposentado, existem 10 trabalhadores potenciais. Em 2050 a proporção diminuirá para um aposentado para cada três trabalhadores potenciais”. Mesmo assim, o quadro geral da previdência no Brasil ainda mantém números animadores. “Nos últimos anos houve avanços na cobertura previdenciária da população, com a inclusão dos empregados domésticos, das donas de casa e segmentos de baixa renda”, disse o Ministro. Segundo Carmen Pagés, “o melhor momento para o Brasil e os demais países da região pensarem no fortalecimentos de seus sistemas previdenciários é enquanto a população é jovem, o que facilita a aprovação políticas de reformas e diminui seu custo”. Segundo esse estudo do BID, três em cada dez pessoas com mais de 65 anos não têm aposentadoria; a maioria dos aposentados recebe, em média, 20 dólares ou mesmo por dia; 40% dos trabalhadores não contribuem para a Previdência Social; 25% dos trabalhadores da classe média são informais.

Combustíveis
O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte lançou uma campanha educativa sobre a composição do preço do combustível baseado em dados da Agência Nacional de Petróleo. As peças publicitárias, banners, spots, folders, mostram em detalhes como é composto o preço final do litro da gasolina, do etanol e do diesel. No caso da gasolina, 34% fica com a refinaria, 15% é a mistura de etanol, 7% são de impostos federais, 27% de impostos estaduais, 2% é o frete e 15% é o que fica com os postos e a distribuição do produto. Foi também produzida uma cartilha que explica todos os impostos que incidem sobre o preço do combustível: ICMS, COFINS, CIDE e PIS. O slogan da campanha é: “Se você acha que combustível é caro no Brasil, não é culpa do posto”.

Pneus
O Tribunal de Contas do Estado, através de medida cautelar, em processo de caráter seletivo, determinou à prefeitura de Serra de São Bento que proceda de forma imediata a suspensão do procedimento de licitação, na forma de Pregão Presencial, para a aquisição de pneus novos, câmaras de ar e protetores para os veículos da frota municipal. Em processo relatado pelo conselheiro Gilberto Sales, na sessão da Primeira Câmara de Contas de ontem, foi dado um prazo de 48 horas, a contar da intimação para o cumprimento da medida, até a análise definitiva da matéria pelo TCE.

Música
Num momento mais do que raro, os cantores e compositores Babal Galvao e Mirabô Dantas, dois ícones da Música Potiguar Brasileira se encontram no mesmo palco, hoje no Porão (Avenida Joaquim Patrício, 1083, Pium), contando ainda com a participação especial da cantora Camila Rodrigues.

Convite
O presidente do Uruguai, José Mujica criou um projeto para conceder moradia permanente a todos os cidadãos de países pertencentes ao Mercosul. Vários amigos meus já estão arrumando as malas para mudar de país.

Chuvas

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou a ocorrência de chuvas nas últimas 24 horas, em várias regiões do Estado, causadas por áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico, próximo à costa, associadas à circulação do vento em baixos níveis da atmosfera e a Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste. As chuvas foram mais intensas no litoral Leste, atingindo todos os municípios, tendo sido registradas precipitações acima da média mensal praticamente em toda a região. Os principais índices foram observados em Canguaretama, com 102,5mm; Senador Georgino Avelino, 93,3mm; Baía Formosa, 92,8mm, e Goianinha, com 86,3mm. No interior também ocorreram chuvas intensas em algumas cidades, principalmente na Mesorregião Agreste Potiguar, a exemplo de Jundiá, com 100mm; Boa Saúde, 56mm, e Vera Cruz, com 53,5mm. Em Itajá, na Mesorregião Oeste Potiguar, foi observada a maior precipitação nas últimas 24 horas em todo o Estado, com 198mm. Em Natal choveu por todo o mês de janeiro numa noite só.

Redes
Postar opiniões pessoais demais em redes sociais é um perigo. No ano passado uma jornalista disse que as médicas cubanas tinham cara de empregada doméstica e foi o maior bafafá. Agora um professor postou uma frase ofensiva contra o município de Pau dos Ferros e gerou a maior polêmica. É preciso ter cuidado com isso e guardar as opiniões para si mesmo.

Turismo

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria estava ontem no Twitter defendendo a interiorização do turismo. Candidatíssima ao cargo máximo do Executivo potiguar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas