Ítalo Mitre: “Estamos focados em ajudar a sociedade”

Publicação: 2020-04-05 00:00:00
A+ A-
A Arena das Dunas é a principal praça esportiva do Rio Grande do Norte e, como todas as outras atividades, sofre o impacto das medidas restritivas de combate ao coronavírus. Construída para a Copa do Mundo de 2014, seu conceito multiuso, também enfrenta problemas devido às limitações exigidas pela legislação resultante da pandemia. O diretor-presidente da Arena das Dunas, Ítalo Mitre, conversou com a Tribuna do Norte e falou sobre os desafios, neste momento, para a operação do local que, inclusive, abrigará um hospital de campanha a ser montado pelo Governo do Estado.

Créditos: Magnus NascimentoÍtalo Mitre, diretor presidente do Consórcio Arena das DunasÍtalo Mitre, diretor presidente do Consórcio Arena das Dunas


Como a Arena das Dunas está enfrentando esse período de atividades suspensas?
Nesse momento de suspensões, nossos pensamentos estavam em duas frentes. Primeiro, como minimizar o risco de contágio dos nossos colaboradores. Segundo, como apoiar as autoridades no combate a Covid-19. No primeiro ponto, nós seguimos as orientações presentes e divulgados pelas autoridades públicas. Todo nosso time que pode trabalhar no formato home office foi colocado dessa maneira e eles estão traçando as novas estratégias comerciais, revendo procedimentos e realizando as demais atividades administrativas que permitem essa modalidade de trabalho. Na segunda frente estamos focados em ajudar a sociedade nesse momento difícil. Deixamos claro ao governo do estado do Rio Grande do Norte que a Arena das Dunas estaria à disposição e eles estão planejado a instalação de campanha em nossas áreas. Além disso recebemos um posto de vacinação na modalidade drive-through, para a campanha de vacinação contra a gripe.

Qual o impacto nas receitas ? Quantos eventos foram cancelados?
Historicamente, o nosso primeiro semestre é focado no futebol em função do alto volume de jogos nesse período do ano. O nosso segundo semestre é mais voltado para os eventos. Então, boa parte do nosso calendário de eventos já estava previsto para o segundo semestre. E os produtores continuam nos procurando para agendarmos os eventos. Algumas alterações precisarão ser feitas, mas estamos todos focados em manter os projetos acontecendo. A dúvida ainda acontece com o calendário do futebol. Estamos aguardando as definições para iniciarmos as compatibilidades em relação as outras datas.

O que planejam fazer para voltar a captar eventos em meio a uma crise que promete ser longa e com repercussões no futebol e em atividades que afetam diretamente a operação de vocês como o turismo (eventos), shows (crise financeira geral), etc?
Todos nós enfrentaremos uma situação econômica ainda incerta no fim de toda essa crise. Nosso foco agora tem sido colaborar para que nossa comunidade atravesse esse período com o menor dano possível. Em paralelo, nós estamos mantendo contatos com  nossos clientes e parceiros para ouvir quais são as dores que nosso mercado está sentindo e estudar em conjunto as melhores ações a serem desenvolvidas. Nós confiamos que iremos superar esse momento difícil e voltar, juntamente com todos, as atividades normais, com brevidade.

Como está funcionando a operação de vocês na atualidade, uma vez que algumas ações em manutenção precisam ser mantidas, entre outras?
Além dos eventos e do futebol, nós suspendemos a realização do Domingo na Arena e do Arena Tour. Mas certamente a manutenção de estruturas, manutenção de gramado e demais sistemas não permitem o trabalho remoto, tão pouco suportam uma paralisação. Mas, mesmo antes dessa paralisação, nós utilizávamos um software que permite o planejamento e o controle das manutenções, de forma remota. O gestor insere o plano de manutenção decidido para aquele período específico e a equipe insere, no mesmo sistema, as informações e evidências de sua realização, mantendo assim, o andamento dos serviços de forma adequada e garantindo que, ao retornarmos as atividades, estaremos prontos para receber os demais conteúdos. Adotamos também alguns cuidados extras para que as equipes que precisem se deslocar para a Arena para executar as suas tarefas não se exponham de forma desnecessária. Então adotamos escalas, reduzimos a carga horária semanal, disponibilizamos transportes para evitar que utilizem transporte coletivo, além das orientações em geral, de praxe, como higienização adequada, disponibilização de alcool em gel e outras EPIs para que nossas manutenções sejam realizadas, sem expor nossa equipe.