“Temos uma infra estrutura invejável na UFRN”

Publicação: 2014-12-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Entrevista - Suzet Cabral
Diretora da Divisão de Atividades Desportivas da UFRN

A UFRN recebeu o troféu eficiência como a terceira melhor universidade do país no esporte universitário e a primeira entre as instituições públicas. A instituição disputou o prêmio com quase 300 instituições entre públicas e privadas. “Significa um grande trabalho no esporte universitário e principalmente tratando-se de uma universidade pública. A política de esportes adotada em nossa instituição é um exemplo para outras instituições e certamente sem o apoio da reitora e demais órgão da universidade junto ao trabalho dos técnicos e empenho dos atletas não conseguiríamos esse resultado”, comemorou Suzet Cabral, diretora da Divisão de Atividades Desportivas. Em 2013 a UFRN ficou em 9º lugar geral e 3ª entre as públicas.
Emanuel AmaralSuzet Cabral - Diretora da Divisão de Atividades Desportivas da UFRNSuzet Cabral - Diretora da Divisão de Atividades Desportivas da UFRN

Qual a importância desse prêmio para a UFRN?
É grande a importância desse prêmio não só para UFRN como para o esporte universitário de nosso Estado, trata-se de um reconhecimento da Confederação Brasileira de Desporto Universitário do grande desempenho esportivo dessa universidade durante o ano de 2014. Esse prêmio representa muito trabalho para se conseguir total apoio da reitoria e pr´-reitoria envolvida no sentido de subsidiar as equipes na participação de diversos campeonatos durante o ano, assim como a contratação de técnicos desportivos específicos de cada modalidade. Em 2013 nós tivemos a 9ª colocação geral e 3ª entre as públicas. Também o que mais nos enaltece é a questão de estramos competindo de igual para igual com instituições particulares que investem muito no esporte e muitas vezes contratam atletas só para jogarem enquanto nossos alunos tem que passar no vestibular altamente concorrido e que só tem uma vez por ano.

Esse prêmio é resultado principalmente da atuação em quais áreas?
Ele é resultado das boas classificações da UFRN em campeonatos universitários regionais e nacionais que aconteceram durante o ano de 2014 incluindo 16 modalidades esportivas.

3) A questão da infra estrutura influenciou? de que forma?
Com certeza, temos uma infra estrutura invejável para qualquer Instituição pública e melhor que muitas particulares, ainda mais agora com esse presente de um campo e uma pista de padrão internacional. Nosso parque poliesportivo possui além do campo e pista, dois ginásios, três piscinas, sala de lutas, laboratórios de avaliação física e setor de musculação.

O recebimento de um prêmio desta natureza pode melhorar ainda mais o desempenho da UFRN? Como ?
Com certeza, pois será uma motivação a mais para os técnicos e atletas se empenharem para que 2015 consigamos no mínimo permanecer nessa classificação pois se é difícil chegar mais difícil ainda permanecer porque as outras universidades vão correr atrás do prejuízo. E com esse título certamente a UFRN investirá ainda mais no esporte universitário pela questão de está vendo o resultado e seu nome engrandecido na mídia nacional sendo exemplo para outras instituições públicas. Hoje também contamos com 20 bolsas de auxilio atleta para que os atletas carentes tenham como se envolver mais com os treinamentos, o que ajuda no transporte, lanches etc.

Além da infra estrutura, como vocês estão trabalhando a qualificação profissional dos envolvidos no esporte da UFRN?
Temos um projeto acadêmico que conta com a extensão, ensino e pesquisa e com isso temos estudantes fazendo estágio e pesquisa com as diversas modalidades, também podemos contar com o setor de fisioterapia que cuida dos atletas machucados assim como estudantes de nutrição que estão junto a algumas equipes cuidando da questão alimentar. Os técnicos foram contratados pela FUNPEC através de um processo seletivo que incluía a aprovação do currículo e isso fez com que escolhêssemos os melhores em cada modalidade e frequentemente estão se atualizando. Lembro ainda que além das seleções que treinam frequentemente a Divisão de Atividades Esportivas oferece atividades nas diversas modalidades para toda a comunidade universitária como uma forma de melhoria de qualidade de vida.

Quais os pontos de destaque do esporte na UFRN e quais os principais obstáculos ainda a serem enfrentados.
Os principais obstáculos a serem enfrentados trata sempre de espaços e horários em comum para os atletas pois a nossa maior dificuldade é devido a termos cursos funcionando nos 3 expedientes e  conciliar a definição dos horários para treinamento é sempre um problema, a questão orçamentária que também depende do governo federal e a questão de compra de material esportivo que dependemos de toda a burocracia de órgão público e às vezes necessitamos naquele momento e não podemos comprar porque não há pregão aberto. Pontos de destaque são a grande participação nos diversos campeonatos que houveram durante o ano conseguindo excelentes classificações em quase todas as modalidades, o funcionamento do projeto acadêmico unindo a extensão, pesquisa e ensino, a realização durante todo o ano de etapas dos jogos gerais incentivando a prática esportiva na UFRN e o atendimento a um grande contingente de pessoas na prática da atividade física como forma de melhoria de qualidade de vida. Próximo ano estaremos dando inicio ao projeto de desenvolvimento do atleta de rendimento na modalidade de atletismo e certamente iremos atender a dezenas de jovens de nosso estado.

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários