A valorização dos carros antigos

Publicação: 2017-10-07 00:00:00 | Comentários: 0
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Veículos antigos no Brasil geraram retorno financeiro superior à Selic e ao CDI, mostra estudo inédito da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Dos 24 modelos analisados entre os anos 2005-2006 e 2015-2016, a Kombi Corujinha liderou com uma valorização de 135% acima da Selic nesse período de dez anos. Mesmo entre os cinco veículos que tiveram a menor valorização, em nenhum deles a valorização foi inferior à inflação. "Diferentemente dos modelos modernos, que perdem valor com o tempo, como ocorre com os bens de consumo em geral, o modelo antigo dificilmente tem seu valor reduzido com o passar dos anos", diz um dos autores da pesquisa, Luis Henrique Rigato, professor.

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Os cinco modelos antigos que mais valorizaram foram a Kombi Corujinha ano 1968 a 1975 (135%), o Dodge Charger ano 1973 a 1975 (125,9%), o Dodge Dart 2 portas ano 1970 a 1973 (117,7%), o Camaro Coupê ano 1967 a 1969  (116%) e o Maverick GV V8 ano 1973 a 1976 (75,5%). Os cinco que menos valorizaram foram o Mustang Hard Top anos 1966 a 1968 (-32,5%), a Mercedes SL anos 1973 a 1975 (-27,8%), a Rural Willys ano 1968 a 1970 (-13,1%), o Porsche Envemo Super 90 ano 1980 a 1982 (-5%) e o Camaro conversível ano 1967 a 1969 (2,4%). O estudo da FGV EAESP indica ainda que os veículos que mais valorizaram não foram necessariamente os de preferência dos colecionadores. "Esperava-se que os modelos mais desejados seriam os que teriam a tendência de maior valorização, o que não ocorreu", comenta o outro autor do estudo, o professor Arthur Ridolfo Neto.

Para termos comparativos de rendimentos em aplicações, optou-se pelos índices da caderneta de poupança, CDI, IGP-M e Selic durante a última década, segundo dados do Banco Central. Os dados para o levantamento foram coletados com questionários respondidos por 103 colecionadores e análise de 6.000 anúncios de classificados de vendas de modelos antigos, ou seja, que se enquadrassem nas especificações da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), que são: ter sido fabricados há mais de 30 anos, conservar as características originais de fabricação e ter o Certificado de Originalidade reconhecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).



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