A velha guarda do samba em disco inédito

Publicação: 2017-11-14 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

Três nomes da velha guarda do samba das Rocas terão suas composições registradas pela primeira vez em disco. A iniciativa faz jus ao bairro conhecido como berço do gênero em Natal e que ainda tem muitas composições para serem resgatadas. Seu Luiz, Souza e Evilásio Galdino tiveram suas composições autorais cantadas por vários nomes da música potiguar no cd “Poesia Cantada”. O lançamento do trabalho, com show, será nesta terça-feira (14), às 19h, no Auditório do Sesc Cidade Alta. A entrada gratuita – ingressos limitados, disponibilizados uma hora antes do show.

Mestres das Rocas, Seu Luiz, Souza e Evilásio ganham registro
Mestres das Rocas, Seu Luiz, Souza e Evilásio ganham registro

O disco reúne 17 músicas dos poetas das Rocas, dentre antigas e recentes, interpretadas de forma inédita por Isaque Galvão, Dodora Cardoso, Nara Costa, Laryssa Costa, Damiana Chaves, Silvana Martins, João Ceará, Analuh Soares, Ivando Monte, Ana Tomaz e Anna Fernandéz.  Evilasio Galdino também aparece em uma das faixas. A produção, arranjo musical e gravações é assinada pelos maestros Jubileu Filho e Chico Bethoven, da Beju Estúdio.

Sobre o trabalho de Seu Luiz, Souza e Evilásio Galdino, Bethoven acredita ser relevante peso histórico e se soma a um movimento de valorização dos sambas autorais na cidade, algo que vem crescendo. “Esse disco tem um resultado imensurável. É o primeiro registro desses compositores que há muitos anos levantam a bandeira do samba e que estão envolvidos com a cultura das Rocas”, diz o maestro. Ele ressalta a importância do trabalho para as futuras gerações, que terão acesso a um recorte de composições locais e de artista da cena musical. “É uma responsabilidade grande o que estamos fazendo. Esse registro de agora homenageia aqueles que estão na raiz do nosso samba autoral e que ajudam a dar uma cara para a nossa música. É preciso valorizar a produção local. Só tocar a música dos outros não dá personalidade ao artista”.

A Beju Estúdio tem feito um trabalho de pesquisa e registro da produção do samba autoral potiguar. Já foram lançados discos de Debinha Ramos, Arquivo Vivo, Mestres do Samba, dentre outros. “Descobrimos tantas coisas. Soubemos de trabalhadores do porto que eram sambistas, tinham suas músicas, mas não as registravam. Muita gente de fora que aparecia nas rodas de antigamente se apropriava”, conta Bethoven. A Beju Estúdio prepara para lançar em breve um disco de Mestre Zorro.

Cd foi produzido pelo músico e produtor Chico Bethoven
Cd foi produzido pelo músico e produtor Chico Bethoven

Serviço
Lançamento do disco “Poesia Cantada”. Dia 14 de novembro, às 19h. Sesc Cidade Alta (Rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta). Entrada Franca. Disco: R$ 20.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários