sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A vez do cinema de arte

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Falta de opção, pouca diversidade e uma programação que raramente passa do lugar comum dos circuitos comerciais vão continuar dominando as 26 salas de cinema das três redes exibidoras que operam em Natal, mas eis que no meio desse marasmo surge o projeto “Cinema de Arte”. Com estreia marcada para esta quinta-feira (5), a iniciativa ganha fôlego a partir da parceria com a rede Cinépolis e prevê sessões diárias (no Natal Shopping) de filmes que geralmente passam batido pela capital do RN. Nesta primeira semana, como forma de apresentar a proposta ao público, serão exibidos sete longas, um por dia, sendo a sessão de abertura ilustrada pela produção “Para Sempre Alice” – drama que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Julianne Moore. 

O projeto foi lançado oficialmente ontem, em Fortaleza, de onde irá reverberar para as outras quatro cidades incluídas nessa nova fase: além da capital cearense e de Natal, o “Cinema de Arte” também chega a João Pessoa, Recife e Salvador. Ainda neste primeiro semestre as sessões chegarão a Teresina (PI) e São Luiz (MA) e Norte do país, antes de ganhar status nacional. Informações sobre o projeto e programação podem ser obtidas no site cinemadearte.com.br.

Ao longo desta semana de retomada, o projeto irá apresentar “Para Sempre Alice” no dia 5, “Mapas Para as Estrelas (dia 6), o uruguaio “Sr. Kaplan” (dia 7), a produção franco-belga “A Família Bélier (dia 8)”, “118 Dias” (dia 9), o japonês “O Segredo das Águas” (dia 10) e o brasileiro “Sinfonia da Necrópole” (dia 11). A partir do próximo dia 12 de março, cada filme ficará em cartaz por uma semana, com sessões de segunda a sexta às 19h30 e sábados e domingos ao meio-dia. Ainda faz parte do pacote a promoção de debates logo após as sessões do sábado, detalhe ainda restrito a Fortaleza.

Criado por cineclubistas cearenses em 1963, tendo como primeiro parceiro o grupo Severiano Ribeiro, o projeto funcionou de forma irregular nos anos 1970 e 80. No começo da década de 1990, inclusive, chegou a promover sessões em Natal até a desativação das duas salas mantidas pelo grupo Severiano na cidade. Coordenado desde 1981 pelo jornalista e crítico de cinema cearense Pedro Martins Freire, o “Cinema de Arte” irá privilegiar filmes de distribuidoras independentes, filmes brasileiros e mostras de festivais.

“Tudo começou com o cineclubista Darcy Costa, que sugeriu ao (empresário) Luiz Severiano Ribeiro a realização de sessões com os filmes que estavam parados no depósito da rede exibidora em São Paulo”, disse Pedro Martins por telefone ao VIVER. “No final de 2014, em comum acordo com o grupo Severiano Ribeiro, acertamos a transferência para a rede Cinépolis. Queremos ainda firmar parceria com escolas, universidades e entidades de classe”, disse o coordenador, informando que Natal deverá ser a segunda cidade a receber os debates aos sábados.

Pedro ressaltou que a ideia permanece a mesma de 52 anos atrás: “Romper a padronização da programação ao abrir uma janela para filmes de arte, formar público e incentivar cinéfilos”. Ele destacou que a rede Cinépolis abraçou o projeto de olho no potencial do “público formador de opinião que anda meio longe das salas de cinema por falta de opção. Faz parte da estratégia deles essa diversificação”.

O crítico adiantou que o filme que entra em cartaz dia 12 é a produção uruguaia “Sr. Kaplan”, seguido (a partir do dia 19) do longa “A família Bélier”.

SINOPSE
“Para Sempre Alice” (EUA/França), dos diretores Richard Glatzer e Wash Westmoreland, conta a história da Dra. Alice Howland (Julianne Moore), uma renomada professora de linguística que aos poucos começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Nova Iorque. Diagnosticada com Alzheimer, a doença coloca em prova a força de sua família; e enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha Lydia  (Kristen Stewart) se aproximam.

“A Família Bélier” (França/Bélgica), de Eric Lartigau, apresenta Paula (Louane Emera), uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas a sua família tem algo diferente: seu pai, sua mãe e o irmão são surdos e mudos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

“Sr. Kaplan” (Uruguai), dirigido por Alvaro Brechner, mostra a trajetória de Jacobo Kaplan (Héctor Noguera). Cansado da velhice e de sua rotina, ele está ansioso para fazer algo pelo qual será lembrado para sempre. Após sua neta lhe contar que conhece um alemão que vive em uma praia distante, cujo apelido é “nazista”, ele fica com a pulga atrás da orelha  e acredita que se trata de um foragido do exército de Hitler. Com a ajuda do ex-policial Wilson (Néstor Guzzini), eles passam a investigar o alemão e elaborar um plano para capturá-lo.

Serviço
Estreia do projeto “Cinema de Arte”, no Cinépolis do Natal Shopping.
Sessões de Segunda a sexta às 19h30 e aos sábados e domingos às 12h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas