quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

A Via Costeira é o novo cenário

- Publicidade -

Felipe Gurgel – Repórter

A maior prova de corrida de rua do Rio Grande do Norte já tem data, hora e local para acontecer. A 4ª edição da Meia Maratona de Natal, realizada pela Unika Eventos e TRIBUNA DO NORTE, será disputada no dia 10 de novembro, a partir das 16h. A grande novidade para essa edição é a mudança no local da disputa. A competição deixa a Rota do Sol e no seu lugar, entra a Via Costeira/Praia do Meio. “Mudamos o local por causa da questão do trânsito e também para beneficiar os corredores, que vão participar de uma prova litorânea. Além disso, não iremos prejudicar o trânsito da cidade”, revelou Karlley Pandofe, diretor da Unika Eventos.
A Via Costeira foi o local escolhido para a edição 2012 da Meia Maratona de Natal. A organização da prova aposta na faixa litorânea da cidade como um maior atrativo
O local da largada vai ser no início da Via Costeira, no sentido Ponta Negra-Centro, em frente ao Centro de Convenções. De lá, os corredores que forem participar dos 21km, irão até o fim da praia do meio, quando retornarão ao ponto de partida. Os outros dois pontos das provas de 5km e 10 km ainda estão sendo definidos pela organização da Meia Maratona de Natal. Três, das quatro faixas de veículos serão usadas, exclusivamente, pelos maratonistas, com apenas uma para o tráfego de carros, para quem estiver vindo de Ponta Negra.

Uma parceria com os hotéis da Via Costeira, permitiu a realização da prova no local, já que a Meia Maratona não vai atrapalhar o fluxo dos hóspedes. Pelo contrário: pontos de torcida serão instalados em frente aos hotéis, para proporcionar aos torcedores, acompanhar, com conforto, toda a prova.

“Aqui em Natal não se tem o costume de ir para a rua torcer pelos corredores, como notamos em outras cidades. Pensando nisso, vamos colocar pontos de torcida em frente aos hotéis, com toda da infra-estrutura necessária, para que os natalenses e turistas, possam torcer pelos seus familiares ou apenas acompanhar o andamento da prova”, disse Pandofe.

O diretor da Unika Eventos aposta na mudança do local da prova como o grande atrativo para a 4ª edição da Meia Maratona de Natal. “Natal é uma cidade litorânea e as praias são o seu grande atrativo. Nada mais justo que fazer a Meia Maratona de Natal, toda na faixa litorânea da cidade. Apenas Rio de Janeiro e Fortaleza/CE realizam provas desse porte toda na faixa litorânea. Tenho certeza de que vai ser sucesso absoluto e os corredores vão aprovar esse novo percurso”, afirmou.

As inscrições para a prova já começaram, apenas pelo site: www.meiamaratonadenatal.com.br. Mas, a partir de amanhã, um ponto fixo, na loja Centauro do shopping Midway vai começar a funcionar, para fazer inscrições, no horário de 10h às 20h. O valor da inscrição vai custar R$ 40, para qualquer prova e categoria. Até o momento, mais de dois mil corredores já confirmaram presença na Meia Maratona de Natal.

“A Meia Maratona já nasceu grande. Natal não tinha uma prova desse nível. As corridas que existiam, eram para poucas pessoas, no máximo 400. Na nossa primeira edição, em 2009, já conseguimos contar com dois mil participantes. Isso mostra a importância da prova. Os natalenses, que antes tinham que viajar para competir, agora podem  correr na sua cidade. Além disso, vários corredores de fora do estado marcam presença na prova. Só no ano passado, dos seis mil inscritos, 2.500 eram de fora do Rio Grande do Norte. Alguns até mesmo de fora do Brasil. A prova já virou internacional e é reconhecida por todos”, disse Pandoffe.

Com o sucesso dos anos anteriores, o organizador da Meia Maratona de Natal já pensa no futuro do esporte e da prova para os atletas do Rio Grande do Norte, apontando a corrida de rua como o esporte mais democrático que existe, o que facilita a disseminação da prova.

“A corrida de rua é uma tendência não só em Natal, que já tem vários grupos de corredores, como é uma febre mundial. É o esporte mais democrático que conheço. Primeiro, você pode fazer sozinho, não precisa de uma equipe. Segundo, ao contrário do ciclismo, que o preço das bicicletas são altos, na corrida de rua basta apenas você ter um tênis. Quem quiser começar a correr, pode fazer a qualquer momento. Por isso que tenho certeza que a Meia Maratona vai se transformar, em bem pouco tempo, como uma das mais importantes do país”, afirma Karley.

Música no percurso para animar os participantes

As novidades da Meia Maratona não se limitam apenas a mudança no percurso da prova e das ações sociais que a organização está preparando. Os competidores terão a companhia de baterias de algumas escolas e também grupos percussivos, em pontos estratégicos da prova, para estimular, ainda mais, os corredores. “Imagine só, você participando de uma meia maratona, cansado, pensando em desistir e, de repente, surge uma bateria de escola de samba, ao seu lado, tocando e passando energia para o corredor? Não tem como a pessoa desistir. Vai é dar mais energia para incentivar os corredores”, prevê Karlley Pandofe, organizador da Meia Maratona de Natal.

Ele revela que teve a ideia de inovar depois de participar de uma prova de corrida de rua fora do Brasil. “Foi um momento diferente. Participei de uma prova na Europa, que o organizadores contrataram mais de 50 atrações musicais para animar o percurso. Até o Olodum, da Bahia, foi convidado para participar. Os participantes correndo e quando olhavam, tinha um palco montado com bandas tocando. É mais ou menos isso que pretendo fazer na prova desse ano. Temos que ter esses diferencias, para atrair ainda mais o público”, finalizou.

Meia maratona – Dicas para que os corredores realizem uma boa prova

SIMULE AS CONDIÇÕES DA PROVA
Para quem está se preparando para uma prova específica, vale a pena simular as condições da prova, como o horário de acordar e de correr, o relevo do percurso, a hidratação e a suplementação, no caso de provas mais longas. Este treino, no entanto, deve ser realizado pelo menos um mês antes da prova, para dar tempo de o corpo se recuperar.

RESPEITE SEUS LIMITES DURANTE A PROVA
Não hesite em diminuir o ritmo ou até andar, se estiver apresentando sinais de fadiga. Não é demérito e se trata de uma questão de segurança e preservação: você poderá correr a próxima prova em boas condições. Verifique a temperatura média e o relevo do percurso para poder ter controle da situação quando for correr.

NÃO ALTERE SUA ROTINA NO DIA DA PROVA
Não faça nada diferente no dia da prova. Realize o alongamento do mesmo modo que nos dias de treino e também a mesma hidratação e a mesma suplementação, para não precisar se adaptar a novidades durante o evento. Simule nos treinos a freqüência e o volume de hidratação e suplementação que vai utilizar durante a prova. Beba de 150ml a 250ml de água a cada 15 minutos depois da primeira hora de prova.

VÁ PARA A PROVA COM SUA TÁTICA DEFINIDA
Conheça o percurso e seus limites e vá para a prova com uma meta definida. Mentalize quais podem ser os problemas a serem enfrentados e as possíveis reações. Nas provas longas, controle a ansiedade e comece devagar, até encaixar o ritmo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas