sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A vida com 3G… desconectada

- Publicidade -

Daísa Alves
repórter

Para os viajantes que chegam ao Rio Grande do Norte, desembarcados no Aeroporto Governador Aluízio Alves, e desejam ter orientação dos trajetos possíveis pelo GPS do celular, não há boas notícias. Há grandes possibilidades de ficarem perdidos.  Isso porque todas as operadoras de telefonia móvel possuem sinal 3G fraco e oscilante, ou nenhum sinal, no percurso do acesso ao Aeroporto. Impossibilitando qualquer acesso estável à Internet ou GPS pelo celular.

Mas isto não é um desfavorecimento exclusivo desta localidade. De acordo com análise feita pela reportagem da Tribuna do Norte, as áreas de sombra e instabilidade do sinal é algo frequente em Natal e nos municípios vizinhos. Apesar de – por muitas vezes – as operadoras oferecerem uma velocidade nos padrões do pacote vendido, a dificuldade com a conexão torna inviável a livre navegação.

Nesta última terça-feira (12) e quarta-feira (13), a TN realizou medições da velocidade de operação de download e upload, através do sistema de medição de tráfego de última milha (Simet). Este aplicativo foi escolhido por ser do NIC.br, entidade responsável pela implementação das decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Além de ser de fácil acesso à população. O aplicativo é disponibilizado, gratuitamente, por lojas virtuais como a Google Play.

#SAIBAMAIS#Para uma conexão 3G de boa qualidade, é necessária velocidade mínima de 1Mbit/s de download e 500kbit/s. Sem essa velocidade o acesso é muito lento. Outro índice importante na transmissão de arquivos por uma rede é a latência. Ela consiste no tempo que determinada informação leva para ir e voltar para o usuário. O valor considerado ideal pelo Simet é de 80 ms.

Conexões
A operadora Claro teve, a pior cobertura para conexão do Sinal 3G, nos horários e locais pesquisados. Das sete localidades em que foram feitos os testes com as operadoras, somente em dois foi possível fazer a medição, por meio do aplicativo, do sinal da Claro. Constantemente, a mensagem “Internet instável ao executar o teste” aparecia na tela do celular. Contudo, nas vezes que a conexão foi estabelecida, a Claro obteve o melhor sinal, em termos de qualidade na velocidade para as operações de download e upload.

A Oi é a operadora que menos cumpriu com a sua oferta. Para o pacote básico, a empresa promete uma velocidade de download em 1 Mpbs e 128 Kbps para download. Em nenhuma das medições realizadas foi averiguado este valor. Além disso, depois da Claro, a operadora Oi foi a que mais apresentou instabilidade no sinal

As operadoras Vivo e Tim foram as mais estáveis. Especialmente a Vivo, que em nenhuma das vezes teve impedido para realização das medições. Já a Tim, não apresentou sinal para conexão no acesso ao Aeroporto Gov. Aluizio Alves – apenas ao chegar na Av. Tomaz Landim havia cobertura do 3G. E apresentou oscilações do Sinal no bairro de Cidade Alta, impedindo o teste.

Chamou atenção a qualidade da velocidade ante o que era vendido, destas duas operadoras. Ambas divulgam o valor máximo de velocidade para download de 500 kpbs. Em todas as medições, a Vivo apresentou índice superior ao vendido. A Tim, das sete medições, apenas no Gancho de Igapó, teve resultado de 424,83 Kbps.

Bate-papo – Marcelo Dantas Freire
Cientista da computação e técnico em telecomunicações

“No interior do Estado o serviço está comprometido”

Em questão de cobertura 3G, como você avalia a situação do RN, tendo em vista as quatro principais operadoras que atuam?
A cobertura do sinal 3G na capital e região metropolitana é boa, porém no interior está bastante comprometida, muitas torres só no interior não operam no 3G. Ocorre também que algumas operadoras estão com grande defict de manutenção, fazendo com que em algumas Estações Rádio Base não operem com 3G em alguns momentos por falta de fontes de alimentação, vandalismos que não são reparados a tempo e outros.

Em questão de velocidade das operações de download e upload, qual o índice ideal que podemos considerar para o sinal 3G?
O que pode interferir na qualidade do sinal 3G? Congestionamento da ERB (Estacão rádio base), torres sem manutenção adequada, qualidade dos aparelhos celulares (alguns não homologados pela Anatel). 

Qual cuidado o cidadão pode ter na hora de comprar um pacote de internet? 
Possuir bom aparelho (homologado pela Anatel), um pacote que o atenda os requisitos financeiros do usuário.

Em algumas situações, nas medições feitas, o medidor expôs que o sinal estava instável e por isso não era possível realizar o teste. Tecnicamente, o que acontece com o sinal nesta situação? Como se apresenta para o consumidor, na prática, estas oscilações?
Os testes são diferentes em diferentes horários na mesma região, mas em algumas é complicado o tempo inteiro. Depende bastante da densidade de usuários sendo cobertos pela mesma ERB (Estação Rádio Base), do estado dos equipamentos da ERB, das manutenções elétricas que alimentam os equipamentos e do dimensionamento dos mesmos.

Como foi feita
Entre os dias 13 e 14, desta última semana, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu oito pontos da Região Metropolitana de Natal. Em Natal, fizemos medições nos bairros Cidade Alta, Alecrim, Via Costeira, Ponta Negra e Igapó. Na Região Metropolitana, em duas cidades: em Panamirim, no bairro Nova Parnamirim, e no acesso ao Aeroporto Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante. As localidades foram escolhidas pelo maior índice de confluência da população.

Nas localidades medimos o sinal 3G das quatro principais operadoras do país: Claro, Oi, Tim e Vivo. Para análise dos dados 3G, usamos um único celular, de modelo Samsung Galaxy Win, com o aplicativo de teste de velocidade Sistema de Medição de Tráfego Internet (Simet), do NIC.br, entidade responsável pela implementação das decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Medimos as taxas de download (velocidade de chegada dos dados), upload (velocidade de saída dos dados) e latência (tempo de resposta da operadora após uma solicitação). Em algumas ocasiões, operadoras estavam com fortes oscilações no Sinal 3G, o que foi considerado pelo Simet como “internet instável”, impossibilitando um resultado para as medições.

Posicionamento

TIM
Atualmente a operadora está presente em 105 municípios potiguares, levando seus serviços 3G a 67% da população urbana no Estado. Para mais informações sobre cobertura o cliente pode acessar o Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas).

CLARO
A Claro informa que atende, segue e cumpre todas as normas de cobertura exigidas pela Anatel. A empresa disponibiliza em seu site www.claro.com.br/atendimento/internet/cobertura o mapa de sua área de atendimento. A Claro ressalta que faz, periodicamente, a medição do seu sinal.

OI
A companhia informa que a cobertura de telefonia móvel é influenciada por possíveis obstruções existentes entre a antena de telefonia celular e o local em questão. Essas obstruções são causadas por relevo e, em áreas urbanas, majoritariamente por construções. Além disso, nas medições realizadas pelo Speedtest e pelo Simet, os programas – para realizarem testes de download e upload – se conectam a servidores por meio da internet comum (rede fixa).

VIVO
A empresa informa que a velocidade da conexão 3G é de até 1 MB, e a performance dessa velocidade depende de uma série de fatores, como: tipo do dispositivo do qual está sendo acessada a rede, configuração do aparelho, horário de pico, dentre outros. A operadora informa que não identificou nenhum problema com o sinal 3G da Vivo, nas localidades mencionadas na reportagem. Em novembro de 2013 a Vivo levou a tecnologia 4G para 27 bairros da cidade de  Natal. A Telefônica Vivo tem investido 24,3 bilhões de reais, na operação da companhia em todo o Brasil, no período de 2011 a 2014.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas