quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

A volta de Collor

- Publicidade -

Ainda é manhã cedo no Barro Vermelho, numa sexta-feira que se veste nublada e do rádio da cabeceira vem a voz  de Lúcia Hippolito discorrendo sobre os últimos acontecimentos da cena política brasileira. Ela é cientista política e navega com a segurança dos comandantes de longo curso. Seus comentários são lúcidos e mais das vezes desperta no ouvinte a ira santa contra os vendilhões da pátria. Nesta sexta, quando a ouço, a sua informação provoca arrepios. Lúcia Hippolito fala sobre Fernando Collor. Vejamos o que está acontecendo e o que de pior virá por aí:

– Quanto mais a gente reza, mais assombração aparece. Pois não é que o ex-presidente Fernando Collor decidiu renascer das cinzas e registrou sua candidatura a senador pelo “formidável” PRTB de Alagoas?! E tem mais: acusou Geraldo Alckmin de ser da elite! E tem mais ainda: declarou que apóia a reeleição do presidente Lula! Como dizia tia Nastácia, “este mundo está perdido”.

– Depois de ter sido apeado do poder por cabeludíssimas denúncias de corrupção, Fernando Collor cumpriu seu período de cassação e está de volta. Em 2000, tentou ser candidato a prefeito de São Paulo, mas teve a candidatura impugnada. Em 2002, foi candidato ao governo de Alagoas, mas não chegou ao segundo turno. Este ano, com a possível cassação da candidatura Ronaldo Lessa pelo TSE, Collor acha que tem chance de se eleger senador.

– O Congresso brasileiro progrediu bastante em matéria de desmoralização desde o impeachment que tirou Collor do poder. Mensaleiros, sanguessugas, quadrilhas de todos os tipos e calibres, lobistas, ex-ministros que violaram o sigilo de cidadãos indefesos, ex-presidentes da Câmara envolvidos em grossa falcatrua, enfim, toda sorte de malfeitores parece que decidiu marcar encontro no Congresso Nacional a partir do ano que vem. De Fernando Collor, pelo menos pode-se dizer que cumpriu seu período de oito anos de perda dos direitos políticos.

– O Supremo Tribunal Federal não encontrou provas suficientes para condenar Fernando Collor. Por isso, Collor pode aparecer diante dos eleitores em situação melhor do que muito candidato que desfila por aí de nariz para cima, com ar de donzela ofendida, quando alguém ousa lembrar que ele foi indiciado pelo procurador-geral da República como membro da “sofisticada organização criminosa” que pretendia tomar de assalto o Estado brasileiro e nele se perpetuar.

– Não será, portanto, nenhuma surpresa se Collor, eleito senador, vier a compor a base de apoio do presidente Lula no Congresso, contribuindo com sua experiência  de ex-presidente, ao lado do também ex-presidente Sarney, do presidente do Senado Renan Calheiros e de deputados como Jáder Barbalho.

– Que tempos, meu Deus!

– Dá para entender por que o senador Jefferson Perez quer abandonar a vida pública.”

Pesquisa em Pernambuco

O Ibope andou pesquisando em Pernambuco esta semana. Na corrida para o governo do Estado, o candidato Mendonça Filho, do PFL, está com 38% das intenções de voto. Em segundo, lugar Humberto Costa, do PT, com 25% e, em terceiro, Eduardo Campos, do PSB, com 21%. Os outros quatro candidatos de legendas nanicas somam quatro pontos. O número de indecisos em Pernambuco é de 6%. E também seis de nulos e brancos.

Em Pernambuco está pintando um segundo turno.

Aécio disparado

Em Minas Gerais, o governador Aécio Neves, do PSDB,  continua disparado. Pelo ibope  divulgado, ontem, ele está com 72% das intenções de voto. Em segundo lugar, o candidato do PT, Nilmário Miranda, tem apenas 8%.

Não tem nem graça

Para o Senado, o candidato do PMDB, Newton Cardoso, aparece com 27%, seguido de Eliseu Resende, do PFL, com 19%. Ronaldo Vasconcelos, do PV, tem 3%, e Maria da Consolação, do Psol, 2%.

Abstenção

Os marqueteiros estão de olho na abstenção nas urnas do Nordeste. Nas eleições de 2002, o número de abstenções mais votos brancos e nulos na região chegou a 36%. É muito alto. É no Nordeste, companheiro, que está o filé de Lula. E ele lambendo os beiços.

Os Excluídos

O Grito dos Excluídos-2006, movimento promovido pelas Pastorais da CNBB, que acontece sempre durante a Semana da Pátria, tem como lema “Brasil: na força da indignação, sementes de transformação”. Aqui em Natal acontecerá no dia 6.

Haverá um ato ecumênico em homenagem ao Padre Sabino, na capela de Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luíza. De lá se sairá em caminhada em direção à Catedral Metropolitana, com uma parada diante da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em Petropolis (Alto do Juruá) onde haverá um tributo ao Padre João Maria.

Poesia

O prazo de inscrições ao Prêmio de Poesa do SESC-RN se encerra dia 6, quarta-feira que vem.

Sertão na internet

Deu na coluna de Ancelmo Góis, de O Globo:

– Guimarães Rosa, veja que legal, também  poderá ser lido agora na internet. Até dezembro, está disponível para os leitores-internautas o clássico “Grande Sertão: Veredas”, que completa  50 anos em 2006. O livraço do genial escritor está na página do MEC (www.mec.gov.br).

Direito

Começa hoje na Faculdade Câmara Cascudo mais um Curso de Hermenêutica Jurídica, ministrado pelos professores Nilo Ferreira Pinto Júnior e Gleydson Gadelha.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas