sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

A voz que vem de baixo

- Publicidade -

As entidades sociais e de trabalhadores estão recomendando seus seguidores a votar em candidatos que defendem a ampliação dos gastos na área social. Até mesmo as entidades que apoiam o governo Temer fazem esse discurso.

Previsão do tempo
Senadores petistas estão dedicadíssimos às campanhas. É questão de sobrevivência. Em 2018, oito dos seus dez senadores terão que disputar o pleito. Há quem considere que o melhor seria não concorrer à reeleição.

Ficou no papel
Determinados a mostrar serviço, 47 senadores assinaram requerimento para criar a CPI das Barragens sobre o desastre ecológico de Mariana. A líder do governo no Congresso, senadora Rose de Freitas (foto), liderou a iniciativa. Mas nada aconteceu até agora. Há um ano os líderes do Senado não indicaram os integrantes da CPI.

“Não me meto para dar opiniões se a Justiça está errada ou não, mas eu torço pela senhora (Gleisi Hoffmann) e por muitos outros, esperando que a Justiça seja feita.”
Cristovam Buarque
senador, também apontado Eike Batista por ter recebido doações via caixa dois.

Quem tem pressa não quer
A aplicação imediata de uma reforma política (2018 ou 2022) tem sido o grande obstáculo à sua aprovação. A PEC do fim das coligações nos pleitos proporcionais e da cláusula de barreira precisa de 308 votos na Câmara. Mas a adoção da barreira deixaria 72 deputados sem Fundo Partidário, e o fim da coligação colocaria em risco a reeleição de outros 92.

Aconteceu em Cuiabá
Candidata a vereadora, Izabel Gama procurou a Ouvidoria Eleitoral para contar que, ao pedir santinhos para a campanha, o presidente do PHS local se desnudou: “Vou falar a verdade. Você só está aqui para cumprir a cota de candidatas mulheres”.

Dor de cabeça
Entidades sociais de todo o país estão orientando seus militantes a fiscalizar o uso de caixa dois nas doações para candidatos. A expectativa é que haverá um festival de ações judiciais acusando os adversários de terem desrespeitado as leis.

A desconstrução da reforma
Para impedir a aprovação de uma reforma política são necessários 105 votos. Mas já existem, no mínimo, 92 deputados contrários, pois não se elegeriam, em 2014, se não houvesse coligações. São 22 só em São Paulo. No Rio são seis. Os adversários das mudanças acrescentam que, com as alianças para disputar os governos estaduais, a oposição será ainda maior. Cientistas políticos apostam que a fragmentação partidária se manterá na Câmara em 2018. E que a votação de domingo deixará claro que a pulverização se manterá. A elite política é contra a existência de dezenas de siglas, mas o eleitor parece que não.

Vacina Alexandre de Moraes
A paranoia tomou conta da Esplanada. Nenhum dos ministros quer ser pego fazendo campanha em horário de trabalho ou gravando vídeos em prédios públicos. Não querem dar discurso para a oposição nem flagrados na situação do ministro Alexandre de Moraes (Justiça).

Um governista explica que o fechamento de questão na votação do teto é um gesto político. Ninguém será punido, como ocorreu no impeachment.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas