Ações socioculturais com apoio da Fundação Air France

Publicação: 2016-08-24 00:00:00
Espremida entre o Rio Potengi e a linha do trem, o Passo da Pátria, tão próxima do centro histórico de Natal, não frequenta os espaços culturais da região. Com o objetivo de agir nesse sentido, artística e socialmente, o Inarteurbana vai promover uma série de ações na comunidade.
Nízia e Agatha Montecinos com o artista mineiro Pedro Ninja
Agathae comenta que a ideia é levar o projeto para a área e promover o empoderamento dos moradores. “Queremos mostrar para os jovens de lá que há escolhas. Queremos trocar experiências e mostrar que a arte é um caminho”. Três artistas da exposição na Pinacoteca são originários da comunidade.

saiba mais

As ações no Passo da Pátria contam com coordenação da antropóloga Cláudia Gazola, com o apoio da Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN (Adic), e são viabilizadas com investimento da Fondation Air France. Por enquanto a organização está fazendo um levantamento para decidir os locais mais carentes de atividades e quais são as necessidades dos moradores para ser montada a grade de oficinas. Dentre as ações já confirmadas está uma instalação da artista francesa Mademoiselle Maurice, além de workshops de origame e pintura.

“O pessoal do Passo sabe o que quer. Eles mesmo falam: ‘para a cidade o Passo é bonito de fora, por ser na beira do rio. Mas a gente quer ser reconhecidos por dentro também’”, diz  a produtora cultural do projeto Nizia Montecinos. “Muita gente tem disponibilizado os muros de suas casas para receberem intervenções dos grafiteiros, eles nos convidam para entrar e almoçar com eles. São todos bem ativos e receptivos com o projeto”.

O Inaerteurbana também vai promover uma troca de arte postal entre alunos do Passo da Pátria com alunos da Créteil, periferia de Paris. Essa ação conta com a parceria da Aliança Francesa, que está ministrando aula de francês básico para as crianças daqui. A troca será realizada em outubro. Além dessa etapa em Natal, há também atividades previstas para a região oeste do RN, em Areia Branca, que está na fase diagnóstico das necessidades da área. As atividades lá vão começar em setembro.

Mostra de filmes
Com o objetivo de difundir védeos de arte urbana de todas as regiões do país, entre outubro e novembro será realizada a mostra Inarte Filmes, na Aliança Francesa, com acesso gratuito. A organização fez uma convocatória  nacional e está prestes a anunciar os filmes selecionados. São curtas, médias e longa-metragens que tratam de exposição, artista, muro, grafite, história, instalação, pichação, intervenção ou qualquer outro assunto relacionado à arte urbana.

Leia também: