Cookie Consent
Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara
Ação política encontra saída para nossa energia não parar
Publicado: 00:00:00 - 18/04/2021 Atualizado: 15:40:51 - 17/04/2021
Cassiano Arruda Câmara

Uma ação conjunta, do ministro Rogério Marinho e do deputado Benes Leocádio, pode ter encontrado uma saída de emergência para impedir a ameaça de paralisação da aprovação de novos projetos de energia limpa para o RN, nos próximos dois anos.

O Ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, assumiu o compromisso de adotar uma solução emergencial, com a instalação de um super transformador em João Pessoa, capaz de assegurar tráfego a energia aqui gerada.

A FIERN participou dos entendimentos e deve receber o ministro Bento Albuquerque, em Maio para formalizar a providência.

RN ganhou dois parques eólicos com mais 265 MW
Com o emissão das licenças de funcionamento pelo IDEMA, nosso Rio Grande do Norte incorporou mais dois parques de geração de energia eólica, realizados pelo grupo Elecnor, para dois novos parques, do Complexo de São Fernando, nos município de São Bento do Norte e Caiçara do Norte, que juntos somam de 265 MW de capacidade instalada.

 O grupo conta com uma carteira de projetos em desenvolvimento no Estado, superior a 500 MW. O Parque Eólico de São Fernando IV é composto por 24 aerogeradores, com potência nominal de 3.465 KW, totalizando 83.16 MW de capacidade instalada em uma área de 23.73 hectares, localizado na Fazenda São Fernando

O Parque São Fernando I, está localizado na margem da Rodovia RN 129, em São Bento, e conta com 22 aerogeradores com potência nominal de 76,20 MW em 2.4333 hectares. O financiamento do projeto será administrado pela empresa Ventos de São Fernando IV Energia S/A. São R$ 228,6 milhões provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE), o que vai garantir o financiamento de 60% do valor total da obra, que está estimado em R$ 381,1 milhões.

Prefeito decide realizar o Mossoró – Cidade Junina
O Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, decidiu realizar o Mossoró Cidade Junina, que já havia sido cancelada.

Sem brigar com as decisões do Governo do Estado para não permitir aglomeração de pessoas, a Prefeitura de Mossoró vai manter uma programação on line com as principais atrações,
Será apresentada uma montagem do espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró”, e as atrações locais serão contratadas para se apresentarem na Internet. A Cidadela, o polo gastronômico, também vai funcionar; em sistema delivery.

Segurança vai comprar quadriciclos para melhorar policiamento da orla
O Governo do Estado abriu concorrência para aquisição de viaturas tipo quadriciclo para melhorar o policiamento ostensivo nas áreas de praia.
A licitação será pelo processo pregão eletrônico .

Cartilhas explicam a vida dos mosquitos em linguagem fácil
“O dia a dia de um mosquito por Dona Gigi”, “Um mosquito na Caatinga” e “Pesquisando mosquitos no Parque das Dunas” são títulos de três cartilhas publicadas pela Secretaria de Educação à Distância da UFRN como livro eletrônico.

De autoria do doutorando Cássio Lázaro Silva, as três cartilhas, integram o Projeto Culicideos e Arboviroses: Biotecnologia e Controle de Vetores. Como a maioria dessa literatura é escrita em inglês e apresenta termos científicos complexos, o autor optou por um modelo lúdico de fácil absorção pelo público fora da academia..

Cidade Gaúcha está edificando estátua maior que Cristo do Rio
A  cidade gaúcha de Encantado, próximo da fronteira com o Uruguai, está concluindo uma estátua do Cristo, o Cristo Protetor, com 43 metros de altura, cinco mais alta que o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro.

A estátua de Santa Rita de Cassia, aqui em Santa Cruz, é 12 metros mais alta que a imagem gaúcha. Continua a maior do mundo.

Seminário vai estudar Saúde e Doença no NE
No fim do mês, um seminário, organizado por professores da UFRN e UFBa, vai permitir a discussão da história da Saúde e da Doença no Nordeste do Brasil.

Os professores Azema dos Santos (UFRN) e Ricardo dos Santos (UFBa) programam para os dias 28, 29 e 30 de Abril uma ampla discussão de temas que poderão ser agendados até o dia 16.

DER pede licença ao IDEMA para concluir a Moema Tinoco
O DER anunciou estar requerendo ao IDEMA uma nova licença para concluir a avenida Moema Tinoco, no seu trecho final, entre a avenida Tocantinea até  BR-101.

A Moema Tinoco é um dos eixos principais para acesso pelo norte a ponte Newton Navarro inaugurada há mais de dez anos.

Incompetência  ameaça o ex-Ministro a Saúde
O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, pode entrar para a história, se for condenado pelo Tribunal de Contas da União por incompetência e omissão.

Pazuello  é acusado de omissão no combate ao novo coronavírus e não ter assumido a liderança das ações sob responsabilidade do seu ministério. Isso, sem se falar ainda em CPI, que está aquecendo os motores.

Turismo Religioso em Tempos de Pandemia ganha revista acadêmica
Uma revista inteira está sendo elaborada sobre “Turismo Religioso em Tempos de Pandemia”. Iniciativa da Revista de Turismo Contemporâneo, do Programa de Pós Graduação em Turismo da UFRN que abriu suas páginas para diferentes experiências.

Até o dia 31 de Julho estará recebendo artigos sobre o tema que serão submetidos a seu Conselho Editorial para esta edição especial que vai circular em 2022.











Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.









Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte