Ação valoriza pessoa idosa em Natal

Publicação: 2019-10-24 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Um evento no próximo sábado pretende valorizar e trazer um dia diferente para a população idosa de Natal. Chegando à sua terceira edição, a Ação Solidária de Valorização à Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso e outras entidades, espera receber mil idosos no Parque das Dunas, no sábado (26), numa atividade gratuita.

André Arruda, preside o Conselho Municipal do Idoso de Natal
André Arruda, preside o Conselho Municipal do Idoso de Natal

De acordo com o presidente do Conselho, André Arruda, a ideia é proporcionar uma manhã de atividades para os idosos, levando ações de educação quanto à valorização e defesa dos direitos dessas pessoas, além de momentos de confraternização, com danças, apresentações culturais e musicais.

Haverá ainda uma série de serviços de saúde para os idosos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consultas médicas com clínicos geral e geriatras, avaliação odontológica, consulta terapêutica, orientações de nutrição, entre outras ações.

“Toda essa área de saúde nós vamos ter muito serviços com parcerias com a UFRN, grupo de Farmácia, Secretaria Municipal de Saúde com uma equipe de enfermagem, então atende muito bem essa demanda que essas pessoas não conseguem encontrar no dia-a-dia.”, reforça.

Essa será a terceira edição da Ação Solidária promovida pelo Conselho Municipal do Idoso. A primeira, em 2017, foi uma ação fechada apenas para os idosos do centro de convivência Marly Sarnei. No ano passado, com o apoio de parceiros do setor público e privado, o evento aconteceu no Bosque dos Namorados e chegou a receber cerca de 1.000 idosos.

“Foi uma aceitação muito boa. Tivemos uma satisfação desses idosos que participaram, porque conseguimos oferecer diversos serviços públicos e acolhimento”, explica, acrescentando ainda que o projeto é feito em outubro em virtude de ser o mês em que se comemora o dia do idoso.

O presidente do conselho também alerta que o evento terá um viés de conscientização da população sobre os direitos da pessoa idosa, em muitos casos, negligenciados, seja pelo poder público ou pelos familiares daquela pessoa.

“O objetivo é educativo. Fazemos campanhas principalmente com os direitos dos idosos para que ele possa exigir esse direito. Vamos ter advogados voluntários para atendimento jurídico. Então a gente une a educação, a conscientização dos direitos a um dia festivo”, reforça.

Ele também citou uma campanha que está sendo iniciada junto ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, numa ação voltada para a prioridade.

“Estamos começando uma campanha em shoppings, supermercados, bancos e vamos levar essa campanha para ação, mostrando para esse idoso ele tem essa prioridade, que ele não precisa ficar nas filas preferenciais, que por muitas vezes é mais demorada que as filas normais. Ele pode usar essas filas  normais usando também a prioridade, podendo passar na frente”, comenta.

Serviço:
III Ação Solidária de Valorização à Pessoa Idosa

Quando: 26 de outubro

Horário: 8h às 13h

Local: Bosque dos Namorados –  Parque das Dunas

Entrada gratuita






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários