Cookie Consent
Artigos
Aécio, Diplomata de Ceará Mirim
Publicado: 00:00:00 - 02/07/2022 Atualizado: 00:36:45 - 02/07/2022
Marco Emerenciano
Academia de Letras e Artes de Ceará Mirim

Encontro entrevista do artista plástico ceará-mirinense Aécio Emerenciano a Marcos Aurélio de Sá, no “Dois Pontos” (novembro/1987), com o título “O talássico que veio de Muriu”. Aos 52 anos, preparava uma expoisção no Imirá Plaza Hotel do amigo Fernando Paiva.

Odilon Ribeiro Coutinho apresentou o vernissage e o classifica como um Pintor Talássico. Atribuiu esta condição pelo fato de explorar muito os temas do mar, o mundo submarino que influenciou o artista em Muriu. E por observar que os cajús eram obsessão na pintura. Por isso, definia-o como talássico.

A entrevista traz aventuras adolescentes de Aécio, da turma com Tota Zerôncio, Roberto Furtado, Ezequiel Ferreira de Souza, Paulo Eduardo Firmo de Moura, Heyder e Herbert Moura, Tupan Ferreira de Souza e muitos outros. Faz lembrar o Vale do Ceará Mirim, os Engenhos, a Usina Ilha Bela, os veraneios em Muriu, os carnavais, a carreira como Promotor de Justiça e o Tribunal de Contas. Aécio foi veranear em Muriu em 1937, aos dois anos. Seu pai José Ildefonso Emerenciano era Promotor da comarca. Anos depois, já como adjunto de Promotor, conheceu Yêda Maria com quem se casaria muito jovem. A partir de então não abandonou os verões em Muriu, já na casa do seu sogro Aderson Eloy.

Mas o titulo dessa crônica está vinculado a fato curioso de ordem política no  Tribunal de Contas, onde chegou em 1964. Dr. José Varela, Ministro durante o governo Aluizio Alves, de quem estava afastado politicamente, mesmo nomeado por Aluizio. Construia-se o açude Sagu, em Angicos, e cada vez que chegava um processo no Tribunal, José Varela folheava e dizia que era contra, bem alto. Aquilo irritava muito o Ministro José Gobat, irmão de Aluizio, um sujeito da maior categoria, um gentleman, nas palavras de Aécio.

 Surgiu uma inimizade indisfarçável entre os dois. Os processos do açude Sagu continuavam chegando, todos em absoluta ordem, com pareceres favoráveis. Mas na hora de votar José Varela falava: “Vocês digam que está tudo em ordem, mas eu continuo votando contra!” E metia a mão na mesa. Um mal-estar. O Tribunal era composto por onze ministros e a mesa do Pleno em forma de U. Cinco de um lado, cinco de outro. O Presidente ao centro, o Procurador Geral, o Secretário. Um dia, José Gobat veio ao Tribunal comunicar sua indicação e posse naquela tarde como Presidente do Banco do Rio Grande do Norte. Pedia seu afastamento e convidava a todos para um coquetel na Tavares de Lira, sede do Banco.

Gobat e Varela estavam sentados na mesma linha. Aécio substituia o Ministro Manoel de Brito, no lado oposto entre José Borges Montenegro e Oscar Nogueira. Enquanto Gobat fazia a comunicação, Aécio escreveu em um cartão: “Dr. Varela: espero contar com sua honrosa presença na minha posse hoje, na Presidência do Banco do Estado. Grato”, sem assinar. Chamou o contínuo, seu Ventura, e após mostrar o cartão aos companheiros laterais, pediu-lhe para entregar a Varela. Este leu, olhou para Gobat que fazia a  comunicação de sua posse, mas como não conseguia vê-lo por causa dos companheiros que estavam entre as duas pontas, adiantou a cabeça para frente e mirou José Gobat. Ao notar Varela olhando com insistência, foi à frente também e olhou para ele. José Varela recuou e Gobat também. Instantes depois José Varela torna a estirar a cabeça e olhar outra vez na direção de Gobat fazendo um aceno afirmativo e, sem nada saber, respondeu ao cumprimento.

A cena repetiu-se. Após votação unânime pelo afastamento, Varela foi até Gobat e deu-lhe um abraço, sendo o primeiro a chegar à solenidade de posse, renascendo a amizade entre os dois, sob risos de Aécio. José Gobat, que tinha por Aécio um carinho enorme, sempre comentava a brincadeira anos depois. Ai a figura do Aécio Diplomata, registrada em entrevista. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte