quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Abaixo o preconceito

- Publicidade -
Rosalie Arruda
A Defensoria Pública do Estado e da União  emitiram uma recomendação ao diretor geral do Hemonorte e ao Secretário Estadual de Saúde para que se abstenham de recusar a doação de sangue de pessoas em decorrência apenas da orientação sexual ou de gênero dando fiel e integral cumprimento à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 5543. 
O texto, publicado no DOE de ontem (18), dá prazo de 72 horas para que os gestores informem quais as providências técnicas que serão adotadas para implementação das medidas recomendadas e em qual prazo.
Tem aval do TJ
O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado, por decisão unânime, já tinha declarado inconstitucional a referida norma da Anvisa. 
Estoque 
De acordo com o Hemonorte, nessa quarta-feira (17) o estoque guardava menos de 200 bolsas de sangue.  Dá para discriminar doadores?
No jogo
O presidente estadual do Pros, Jaime Callado, envia nota à coluna esclarecendo que o ex-prefeito de Parnamirim Mauricio Marques “está apto a votar e ser votado nas eleições de 2020.” A decisão da Câmara Municipal de Vereadores mantendo o parecer prévio do TCE/RN que desaprovou as contas do ex-gestor, exercício de 2014, por irregularidades formais. não tirou os direitos políticos do pré-candidato. 
Novato
O vereador César de Adão Eridan (PDT), já teve seu diploma de vereador expedido, foi empossado no Plenário Érico Hackradt.
Concursos suspensos 
O Tribunal de Contas do RN deixou nas mãos dos gestores estaduais e municipais a decisão de suspender, ou não, os prazos de validade dos concursos públicos que já se encontrem homologados. 
Zé Dantas 
A cantora Marina Elali realizará no próximo dia 23 (véspera de São João) a sua segunda live, às 19h, no seu canal do YouTube com os recursos arrecadados destinados ao GAC Pernambuco. 
Protocolo de Quarentena
A Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda uma referência no trato com a saúde pública,  atualizou seu documento de critérios para o período de quarentena de pacientes com Covid-19, estabelecendo prazo de 13 dias a partir do início dos sintomas e sem necessidade realizar um teste de PCR para o fim do isolamento.
São João 
As lojas Assaí Atacadista promovem a campanha Sabores do Brasil, que traz o clima de São João e preços competitivos para todos os setores das unidades. 
Óculos 
No Natal Shopping, as óticas Diniz Prime e Carol estão funcionando para atender às demandas durante a pandemia.
Patrimônio 
A sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, na Avenida Alexandrino de Alencar em Natal, passa a ser patrimônio local. O IBAMA-RN recebeu a cessão do imóvel da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.  
Reforço 
O Centro de Referência Covid-19 da Unimed Natal, no Shopping Via Direta, passa a funcionar também aos sábados e domingos. O horário de funcionamento permanece o mesmo: das 7h às 18:30h.
Proibido adoecer 
A ocupação de leitos continua alta. Ontem, os leitos Covid estavam 100% ocupados na região Oeste, em Pau dos Ferros (Alto Oeste) e em Guamaré (Mato Grande). Em Natal e Grande Natal a ocupação era de 96,8%. No Seridó, 74%.
Em Natal…
No segundo dia de testagem rápida para Covid-19 realizada pela Prefeitura do Natal, 1.362 pessoas fizeram o exame. Desses, 246 apresentaram algum resultado positivo e 1.116 negativo.
Consulta 
A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, inicia nova etapa a partir deste domingo (21), com a meta de realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em Natal e em mais 132 cidades de todos os estados do país.
Velórios 
No cemitério e crematório Morada da Paz, em Emaús, a média mensal de velórios virtuais realizados era de 28 a 30 até o mês de fevereiro deste ano. Após a pandemia ser instaurada, em média 45 celebrações virtuais são feitas por mês, logo a partir do mês de março.   
Personalidade
A sociedade norte-rio-grandense acordou consternada com a morte do empresário Nevaldo Rocha, acontecida na noite da quarta-feira (17). Pela quantidade de votos de pesar, toda representação dos potiguares e do choro de inúmeras famílias no RN, dá para se dimensionar a grandeza do nome Nevaldo Rocha para o estado. 
Neste canto de página deixamos uma salva de palmas para o homem que soube, na simplicidade de seus gestos, amar seus conterrâneos.   
Partida
Também registro a imensa admiração e respeito pelo médico Adelmaro Cavalcanti, levado involuntariamente pelo vírus que ajudou a combater.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas