O audiovisual potiguar segue atravessando fronteiras mundo afora, e o mais novo exemplo do fato é a presença do curta-metragem “Abandono”, selecionado para cinco festivais no exterior – dois nos Estados e três na Itália. O filme produzido pelo combo cultural Mudernage, com direção de Marcos Bulhões e Seo Cruz, foi filmado na praia de Ponta Negra e é um mergulho sem palavras nos significados da imagem e da expressão corporal.

No filme, o elenco performa intervenções na beira mar da praia de Ponta Negra. Um mergulho imagético e sensorial
A temporada de exibições de “Abando” no exterior começou na última sexta-feira (13), em Las Vegas, no Fear Faire Film Festival, que reúne cinema e música em torno de temas como fantástico, suspense, e horror. Na próxima semana, dias 21 e 22, será a vez do Ciak Napoli Festival (Itália) onde o curta está indicado a Melhor Filme Surreal. No Nassau Film Festival (Princeton/USA), em junho, já garantiu Menção Honrosa. Tendo ainda o Festival del Cinema di Cefalù e AmiCorti Film Festival ambos na Itália, onde está na Seleção Oficial.
No filme, em uma narrativa com nove minutos de duração, o elenco performa intervenções na beira mar da praia de Ponta Negra. Um mergulho imagético e sensorial que, por principalmente não conter diálogos, chama o imaginário do espectador para que a pessoa tenha seu entendimento particular quanto ao título da obra. O elenco formado por Elcimar Macedo, Maria Di Lia, Manoel Gomes, Nara Salles, Riccardo San Martini e Vânia Maria. A trilha sonora se faz presente ao longo de todo o filme, composta pelo músico Emanoel Xablair.
“Abandono” foi lançado em setembro de 2021. Desde lá, pela ação “Empreendendo na Qualificação” da Mudernage, como forma de qualificar e dar visibilidade ao filme, a produtora/distribuidora busca inscrevê-lo sistematicamente em festivais no Brasil e exterior. Na sua trajetória o filme já recebeu louros, como o prêmio de Melhor Curta no Digital Gate International Film Festival (Argélia); foi indicado a Melhor Curta no Festival FilmotSav (Índia) e Melhor Roteiro no Festival Cine Urutu (Pindamonhagaba – SP). Participou em festivais na Argélia, Chile, Coreia, Índia, Itália, Turquia e Estados Unidos.