quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

ABC aciona plano anti-rebaixamento

- Publicidade -

A situação no ABC atingiu um ponto crítico com a derrota para o Ceará, a equipe está a um ponto da zona de rebaixamento e o presidente Rubens Guilherme avisou que o momento é de agir. Hoje ele começa a realizar a reformulação do elenco negociando as rescisões contratuais com os atletas que não estão rendendo o esperado. Sem antecipar número, o dirigente prometeu trazer reforços na mesma medida das dispensas e ressalta: “esse ano o ABC não vai brigar para fugir do rebaixamento até o final. Vamos corrigir os rumos e sair dessa aflição o quanto antes”.
Presidente Rubens Guilherme confiava no potencial do grupo e disse que não esperava reviver os momentos de aflição de 2013
Com relação aos torcedores que invadiram o estacionamento privativo dos atletas, dirigentes e da comissão técnica para depredar veículos, a diretoria vai tomar também outra medida dura. “Nós registramos boletim de ocorrência, temos testemunhas que identificaram algumas pessoas envolvidas no vandalismo e entregamos o caso à Polícia. Quem promoveu a quebradeira vai responder judicialmente pelos seus atos e pelos prejuízos causados ao ABC”, ressaltou.

Além dessa medida, a diretoria também optou por fechar os treinos para a torcedores por tempo indeterminado. “Lamento muito ser obrigado a tomar uma decisão desse tipo. Lamento por aquele verdadeiro torcedor, que tem o hábito de acompanhar os treinos da equipe e se comporta. Mas infelizmente estes pagam pela conduta de alguns marginais que se infiltram nos grupos e se travestem de torcedores do ABC”, destacou Rubens Guilherme.

#SAIBAMAIS#Quanto ao treinador, o presidente abecedista disse que Toninho Cecílio não corre risco de demissão, pois tem o perfil que se encaixa dentro do exigido pelo clube e será muito importante neste momento de reformulação, por conhecer bem o mercado de atletas e estar apto a apontar aonde os dirigentes poderão encontrar bons reforços dentro do perfil financeiro alvinegro.

“Não temos a menor intenção de trocar novamente de técnico. Toninho Cecílio era o tipo de profissional que estávamos buscando no mercado. Tem uma presença de vestiário excelente e nós já trocamos de comando três vezes apenas no Brasileiro, agora chegou o momento de modificar outros setores. Toninho Cecílio é quem irá comandar nossa reação no campeonato”, disse.

Segundo Rubens Cecílio não conseguiu obter resultados por que já chegou em meio a uma pressão muito grande. “Esse clima tenso gerado pela torcida e visto no ambiente político do clube afeta o desempenho de todos. O atleta entra em campo inseguro e com receio da reação dos torcedores. Ninguém gosta de ser xingado e ameaçado em pleno ambiente de trabalho”, reconheceu o dirigente.

Quanto a posição de Kayke, que apesar de ser o artilheiro do clube na temporada e vice-artilheiro da série B, vem sendo violentamente perseguido pelos torcedores, ela está incerta. O atleta foi um dos mais prejudicados com a ação dos vândalos no estacionamento do CT e, por isso, já avalia a possibilidade de deixar o clube potiguar. Neste caso Rubens também foi taxativo: “Kayke possui contrato com o ABC até o final de novembro e realmente vem recebendo propostas para deixar o clube. Vamos avaliar a situação e se alguma oferta for considerada boa para o atleta e para o próprio ABC não teremos problema em liberar a transferência”.

Outro que também entrou na pauta de alguns clubes e se encontra na mesma situação do atacante é o zagueiro Leandro Amaro.

Time precisa somar mais 30 pontos
A situação do ABC ficou complicada na série B do Brasileiro. Com quatro derrotas seguidas, o time pode acabar a próxima rodada, 16ª da competição, pela primeira vez na zona de rebaixamento, situação antes impensada pelos dirigentes, que tinham o discurso de brigar pelo acesso a série A em 2016. Agora, o principal objetivo do time é se manter na divisão para a próxima temporada. E, para alcançar esse feito, restando 23 jogos para o término da competição, a equipe Alvinegra vai necessitar, no mínimo, de mais 30 pontos, chegando aos 46 pontos e praticamente garantindo sua permanência.

Nas últimas cinco edições da série B, com exceção do ano de 2011, quando o Icasa/CE foi rebaixado com 47 pontos, todos os times que alcançaram a marca de 46 , conseguiram se livrar do rebaixamento.

Contando com o jogo de amanhã, contra o Bahia, o ABC ainda vai fazer mais 11 partidas como mandante e vai precisar reverter o baixo aproveitamento dentro do Frasqueirão, 16.67%. Para iniciar uma reação, o primeiro passo é quebrar o jejum de vitórias em Natal, onde atuou oito vezes e pedeu quatro.  Fora de casa o aproveitamento é  de 57.14%, com quatro vitórias em sete partidas.

O técnico abecedista, Toninho Cecílio, afirmou que o momento é de trabalhar e assume toda a responsabilidade pelo rendimento da equipe. “Assumo as minhas responsabilidades de treinador e falei para o grupo que não podemos baixar a cabeça. Ninguém aqui está satisfeito com essa situação e vamos trabalhar muito para reverter esse quadro. O futebol não permite recuo neste momento e vamos trabalhar. Chamo para mim a responsabilidade”, afirmou.

Convivendo com o risco
2009 – Último ano em que o ABC foi rebaixado para a série C do Brasileiro, na 15ª rodada da competição, o time tinha apenas 14 pontos e terminou a disputa na 20ª posição, com 35 pontos, não conseguindo inverter a tendência.

2013 – Pior começo do ABC na história na série B, o clube chegou na 15ª rodada com apenas oito pontos. Depois de uma arrancada sensacional, escapou do rebaixamento e terminou a competição com 46 pontos e até com folga acabou no 14º lugar.

2015 – Vindo de quatro derrotas consecutivas, e aparecendo na incômoda 16ª posição, com 16 pontos, um a mais do que o Atlético/GO, primeiro no Z-4, Alvinegro precisa vencer o Bahia para aliviar a situação do time.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas