sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

ABC apela ao STJD para se livrar do rebaixamento

- Publicidade -
Depois de bater o Globo por 2 a 0, no fechamento da fase de classificação da Série C, o ABC se apega na sua última esperança de se livrar do rebaixamento para Série D do próximo ano, ingressando com uma notícia de infração contra o Treze-PB, que, na visão do departamento jurídico do clube potiguar, Celso Teixeira atuou indevidamente como treinador na vitória dos paraibanos contra o Confiança, pelo fato de estar punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com 30 dias de suspensão e mais três jogos sem poder exercer a função de técnico no banco de reservas ou nos vestiários.

Marconi Barretto viu o Globo ser rebaixado, Fernando Suassuna vive a agonia e tenta salvar o ABC


Marconi Barretto viu o Globo ser rebaixado, Fernando Suassuna vive a agonia e tenta salvar o ABC

#SAIBAMAIS#A punição, por unanimidade de votos, ocorreu num julgamento à revelia, pelo fato de nem o treinador e nem o Centra de Caruaru, ter composto advogado para cuidar da causa no STJD, apreciada no último dia 8 de julho.

 Sem atuar desde então e contratado pelo Treze no dia 8 de agosto, o treinador não foi para o campo no dia de sua eventual “estreia” no comando da equipe, diate do Ferroviário-CE, no dia 11 de agosto, por que não teve o nome publicado no BID da CBF, uma exigência da entidade nacional que passou a ocorrer a partir do início da atual temporada.

Depois de vencer os cearenses, com Teixeira passando orientação das arquibancadas do estádio Presidente Vargas-PB, Celso Teixeira foi para o banco de reservas comandar a vitória diante do Confiança, quando, em tese ele deveria estar cumprindo o segundo jogo de suspensão, para os advogados do ABC.

A notícia de infração foi encaminhada a secretaria do STJD na última sexta-feira e, apesar de alegar que o treinador trabalhou em condições legais, o clube paraibano não levou Teixeira para o banco de reservas no clássico diante do Botafogo-PB, no último sábado. Quem dirigiu a equipe foi o auxiliar-técnico Jeová Alves Freitas, na finalidade de não correr maiores riscos. Porém se o tribunal entender que o treinador ocupou a função de forma ilegal, o clube paraibano será rebaixado para Série D e o ABC, que ficou um ponto atrás na tabela de classificação, irá se salvar com a perda de três pontos do rival.

A Procuradoria do STJD vai definir ainda hoje se acata o pedido do ABC e manda o caso para julgamento. O ABC lembra, na denúncia, que técnicos e jogadores passaram a ter o mesmo tratamento a partir desta edição do Campeonato Brasileiro  2019. A denúncia afirma, ainda, que o ABC “tem interesse direto no resultado das apurações de irregularidades ocorridas na competição, tendo em vista que, se acatada e provida a competente denúncia, a classificação final da competição poderá ser alterada e refletir diretamente em sua posição na tabela”.

O vice-presidente jurídico do ABC, José Wilson, afirma que o ABC está “esperançoso de que será aplicada a punição prevista em regulamento”. Ele lembra que, em caso de confirmação da punição por pontos em relação a irregularidade de um treinador, será a primeira do tipo da história da CBF, o que faz com que o Tribunal aprecie com ainda mais perícia o caso, pela jurisprudência que gera.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas