sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

ABC de olho em proposta de novo critério técnico

- Publicidade -

A eliminação precoce no Campeonato Estadual jogou um balde de água fria nos planos do ABC para o resto da temporada. Fora da decisão do torneio potiguar, o clube acabou perdendo, de quebra, a chance de representar o Estado na Série C do Campeonato Brasileiro, dando início a mais uma crise. Porém, ainda não tem nada perdido. Pelo menos, é o que se ventila nas conversas de botequim, com base em informações extra-oficiais veiculadas na imprensa e na internet.

Segundo o noticiário especulativo, o ABC teria uma chance de estar entre os 64 clubes da terceirona, graças a um novo critério, não conhecido, que beneficiaria 31 clubes Brasil à fora. Cléber Romualdo, supervisor do ABC, tratou de explicar a nova situação não descartando a possibilidade real do ABC disputar a Série C no segundo semestre, evitando a ociosidade durante seis meses.

“O ABC está atento as conversas de bastidores que estão circulando. Mas, o que existe na verdade não é um convite como estão dizendo. Essa história de convite não existe mais. O que há de concreto, mas que ainda não será divulgado oficialmente pela CBF, pelo menos até a primeira quinzena de maio, é que a CBF poderá utilizar dois novos critérios técnicos para organizar a Série C”, explicou Cléber. Como a Série C tem data prevista para começar no início de agosto, a CBF teria até o início de junho para divulgar a tabela da terceriona.

“A CBF pode estabelecer como novo critério técnico o ranking de clubes dela, o que certamente beneficiaria o ABC, assim como o ranking das federações, o qual poderia ser ampliado, deixando o ABC como terceiro representante do Estado, além de Potiguar e Baraúnas”, finalizou Cléber. No ranking da CBF, o ABC é o 57°.

Segundo Cléber, uma das suposições para que a Confederação Brasileira de Futebol viesse a estabelecer um terceiro ou quarto critério – além dos já estabelecidos em resoluções (seletivos ou calssificação nos Estaduais) – para a inserção dos 64 clubes na Série C seria a situação de alguns clubes como o ABC, que, apesar de estar localizado numa região periférica do País, conta com uma história no futebol brasileiro, vários títulos, torcida de massa. “Pode ser uma forma utilizada para beneficiar alguns grandes clubes de Estados menores, que não tiveram a chance de chegar as finais dos campeonato locais”, emendou Cléber Romualdo.

A assessoria de imprensa da CBF negou categoricamente que haja qualquer movimento na entidade no sentido de preparar uma lista de “convidados” para a Série C do Campeonato Brasileiro. Ela disse ainda que os critérios utilizados para convocar os 64 clubes que disputarão a terceirona deste ano continuam sendo os mesmos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas