ABC mantém mistério para estreia na Série D

Publicação: 2020-09-20 00:00:00
O ABC que já conquistou parte dos objetivos traçados para atual temporada, hoje vai dar a largada para a tarefa mais importante e a considerada, também, mais complicada pelo treinador Francisco Diá: lutar pela busca do acesso para Série C do próximo ano. O comandante alvinegro que tem histórico positivo na competição, uma vez que comandou o acesso do Alecrim em 2009, mesmo forçado a remontar o seu elenco, confia na força do trabalho que vem sendo realizado, mas está ciente de que a nova conquista só será possível à custa de muito trabalho. O ABC enfrenta o Itabaiana hoje, às 16 horas, no estádio Etelvino Mendonça.

Além do pouco tempo para reestruturar o novo ABC, que perdeu vários atletas para clubes das Séries A e B, Diá também coloca as péssimas condições do gramado no estádio do Itabaiana, como um dos grandes adversários dos potiguares nesse confronto de estreia. Segundo ele, seguramente, o campo de jogo do Etelvino Mendonça está entre os piores do todo o Brasileirão.

Créditos: Rennê Carvalho/ABCAtacante Lelê, com passagem pelo América e cujo futebol agrada ao treinador abecedista, pode ser uma das novidades da equipe hoje diante do Itabaiana, em SergipeAtacante Lelê, com passagem pelo América e cujo futebol agrada ao treinador abecedista, pode ser uma das novidades da equipe hoje diante do Itabaiana, em Sergipe

Com relação a montagem da equipe, a grande expectativa é pelo aproveitamento do atacante Wallyson, que resolveu estender o contrato com o clube até o final da Série D, voltou a trabalhar junto com o grupo há duas semanas, é ídolo da torcida, além de considerado um jogador chave pela própria comissão técnica abecedista.

“Graças a Deus o nosso maior ídolo, Wallyson, teve uma recuperação muito boa, mas não está apto ainda. Colocamos ele para atuar alguns minutos na decisão do Campeonato Estadual, mas foi como se fosse um prêmio pelo futebol que ele jogou no primeiro turno. Ficamos até temerosos e confesso que corremos um certo risco. A cirurgia dele foi delicada, ele ficou sete meses em tratamento e talvez possa ser muito importante para o ABC na disputa da segunda fase, com ritmo e bem preparado. Não vamos apressar a recuperação dele, iremos buscar outras alternativas", argumentou Francisco Diá, ampliando o mistério em relação a escalação alvinegra.

Rival

Em relação as demais posições, a equipe terá a base do grupo campeão estadual, mas será acrescentado de algumas peças recém-contratadas, um dos candidatos mais fortes a ocupar a provável vaga de Wallyson, nesse primeiro confronto dentro da competição nacional, é o atacante Lelê, que chegou ao clube após ter passado pelo rival América e possui características semelhantes às do ídolo abecedista.

“Se por um lado o ataque do mercado afetou o nosso grupo, por outro, esse tipo de interesse atesta a qualidade do trabalho que foi realizado, mas o importante agora é pensar em montar essa nova equipe para disputar o Brasileiro. O tempo é curto, temos jogadores novos chegando e ocorrerá alterações no posicionamento. Estamos trabalhando forte para montar um grupo competitivo, capaz de buscar a classificação e lutar pelo acesso”, ressaltou Francisco Diá.

Além de Lelê, o treinador terá à disposição o lateral-esquerda Dieyson e dos volantes Fabrício Bigode e Souza Tibiri. Todos chegaram com o aval de Francisco Diá que procura substituir as peças que perdeu da melhor forma possível.

O Itabaiana realizou também uma verdadeira remodelagem do elenco e regularizou 19 atletas, além do técnico Jaelson Marcelino. A equipe que vinha treinando forte para estreia, realizou um jogo-treino no último domingo, contra um combinado sub-20 e venceu por 2 a 0, quando Marcelino praticamente definiu o grupo titular para enfrentar os potiguares. Os gols da equipe tricolor foram marcados pelos atacantes William e Fagner. 

RN terá estreia de mais dois clubes

Além de ABC e América, dois clubes do interior do RN também disputam a Série D do Campeonato Brasileiro neste final de semana. Enquanto o Potiguar de Mossoró recebe o Frei Paulistano/SE no Nogueirão neste domingo (20), no mesmo dia o Globo mede forças contra o Atlético de Cajazeiras/PB às 16h fora de casa. Para o duelo de estreia, o treinador Renatinho Potiguar relacionou 18 nomes e ainda aguarda o anúncio de duas contratações para fechar o elenco, o que só deve ocorrer na próxima semana.

Entre os atletas que vão pro jogo, destaque para Gabriel Silva, que marcou 6 vezes no Campeonato Estadual já com a camisa do clube de Ceará-Mirim. Os volantes Ramon (com estiramento) e Vitor (problemas de saúde) não viajaram e serão baixas.

Para o treinador, a expectativa é por uma boa competição, mesmo com a dificuldade para montar o elenco, fato que vem lidando desde o início da temporada. “O objetivo quando assumimos era montar uma base para que na Série D conseguíssemos contratar mais nomes. Fechamos oito contratações e estão chegando mais duas, quase um time novo [10 contratações]. Estamos em evolução, coroamos o Estadual com um 6x1 dentro de casa para mostrar isso. A equipe está bem trabalhada e a expectativa para o campeonato é boa”, analisou.

O Atlético/PB, adversário do domingo, perdeu apenas uma partida no Campeonato Paraibano, somando 19 pontos na fase classificatória da competição, terminando em 3º em seu grupo. Tanto Águia quanto o rival do estado vizinho fazem parte do Grupo A3, ao lado de América, o próprio Atlético e outros cinco rivais da região. A chave, inclusive, foi apontada por Renatinho como mais difícil do que a A4, que têm ABC e Potiguar entre os participantes.

Sobre os reforços anunciados, o treinador não revelou os nomes. Apenas confirmou que são jogadores experientes que já tiveram passagens no futebol do RN. “São duas contratações importantes, dois atletas mais experientes, atletas de nível de campeonato brasileiro. Um deles estava em uma equipe aqui do RN e o outro estava fora”, comenta o treinador, que prefere não revelar os nomes até que o acerto seja realizado.

As emoções do duelo entre Atlético/PB x Globo/RN serão acompanhadas em tempo real durante a transmissão de Itabaiana/SE x ABC/RN, na Rádio Jovem Pan News Natal 93,5 FM neste domingo.

Expectativa


Há duas semanas, o clube vem criando expectativa em suas redes sociais com postagens que dão conta de uma grande informação que “impactaria o futebol nordestino”. A postagem foi feita pelo perfil oficial do Globo FC no Twitter no dia 5 de setembro. Desde então, muito se especulou a respeito da novidade, partindo desde a contratação de um grande nome para a disputa da Série D até um suposto acerto com a Red Bull, em um patrocínio que balançaria as estruturas do futebol nordestino.

Sobre a hipótese, o clube desmentiu qualquer possibilidade no dia 11 deste mês, possibilidade que o técnico Renatinho voltou a rechaçar. “Teve muita especulação [sobre a expectativa] que não teve nada a ver, como a história do Red Bull. Nada mais foi do que uma narrativa que ganhou força nas redes [sociais] e as pessoas tomaram isso como verdade”, explicou o treinador, que ainda falou que a expectativa foi gerada sem ter um acerto.

Ficha técnica:

Itabaiana: Cris, Carlos Henrique, Hugo, Bispo e Caetano; Jacobina, Koffi e Birungueta; Ila, William e Fagner. Técnico: Jaelson Marcelino.
ABC: Rafael, Pedro Costa, Vinícius Leandro, Richardson e Bruno Furtado, Vinícius Paulista, Valderrama, Jailson e Berguinho, Felipe Alves e Lelê. Técnico: Francisco Diá.
Local: Estádio E. Mendonça (SE)
Horário: 16 horas.
Árbitro: Thiago L. de Mattos (SP)
Assistentes: Vanessa Santos Azevedo (SE) e Leonardo de Jesus Silva (SE).





Leia também: