quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

ABC na expectativa do julgamento

- Publicidade -

A semana em que o ABC queria colocar foco total no jogo contra o Salgueiro, será dividida com a apreensão do julgamento do clube, marcado para amanhã, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. A equipe potiguar, bem como o executivo de futebol Giscard Salton, o auxiliar técnico Gilmar Oliveira e o preparador de goleiros Wlamir Machado terão os casos apreciados pela Quinta Comissão Disciplinar, na sessão prevista para ter início às 10h30. O auditor relator, Maurício Neves, aponta que na partida diante do Sampaio Corrêa, o Alvinegro infringiu o artigo 213, que pode render uma punição severa.

O árbitro Péricles Barssols registrou todo incidente ocorrido em súmula que pode levar o ABC a perder de um a dez mandos de campo

O árbitro Péricles Barssols registrou todo incidente ocorrido em
súmula que pode levar o ABC a perder de um a dez mandos de campo

O relator do processo acredita que ABC FC infringiu os Arts. 213§1º (por 03 vezes) n/f do Art. 184 ambos do CBJD.

“§ 1º Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial.”

Ciente da pena pesada que estaria exposto, a direção do clube tratou de realizar um trabalho de investigação das imagens e garante que não apenas conseguiu identificar os autores da invasão de campo e atos de violência, bem como registrou Boletim de Ocorrência contra todos, em busca de escapar de uma pena mais pesada.

O próprio CBJB prevê atenuante para o clube nessa situação.  No inciso terceiro do artigo 243: “A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade.”

O relato na súmula, o árbitro Péricles Barssols foi contundente contra o clube informando sobre os episódios ocorridos dentro do Frasqueirão e as agressões verbais cometidas pelo executivo de futebol, Giscard Salton e membros da comissão técnica abecedista.

“Aos 35 minutos do segundo tempo torcedores do ABC que encontravam-se na arquibancada atrás do arbitro assistente nº 2 sr Cleberson Nascimento começaram a lançar pedras de gelo, cerveja e água no referido oficial de arbitragem, duas destas pedras de gelo atingiram as costas e a cabeça do assistente, por este motivo paralisei a partida por 17 minutos. A partida só pode ser retomada após a intervenção da policia militar comandada pelo tenente coronel rodrigo, que garantiu a segurança para continuação do jogo”, relatou Péricles Barssols.

“Aos 36 minutos do segundo tempo, quando a partida encontrava-se paralisada, torcedores do ABC pularam o alambrado atrás da meta da equipe adversária e invadiram o campo de jogo, um destes torcedores agrediu o goleiro do Sampaio Correia sr. Andrey da Silva Ventura, nº 42, com um tapa na altura do tórax, este fato foi observado e a mim narrado pelo arbitro assistente nº1 sr Clóvis Amaral da Silva, informo ainda que o goleiro não necessitou de atendimento medico e continuou na partida normalmente”, continuou.

No final ele expôs as agressões verbais a que o trio de arbitragem foi vítima por parte do dirigente Giscard Salton, do auxiliar técnico Gilmar Oliveira e também pelo preparador de goleiros Wlamir Machado. “Após o termino da partida o sr Wlamir Ney Machado, preparador de goleiros da equipe do ABC, adentrou ao campo de jogo e dirigiu-se ao assistente Cleberson Nascimento Leite proferindo as seguintes palavras: “vocês são desonestos minha vontade é da um tapa na sua cara, moleque safado.” Informo também que após o termino da partida o sr Gilmar Oliveira de souza, auxiliar técnico da equipe do ABC adentrou ao campo de jogo e proferiu palavrões em direção ao trio de arbitragem e completou: “… ladrões, vieram aqui roubar.”

“Acrescento ainda que após o termino da partida o sr Giscard Salton, executivo de futebol do ABC, invadiu o campo de jogo e proferiu as seguintes palavras direcionadas ao arbitro Péricles Bassols: “você é um canalha safado que veio aqui para f.. a gente! não sei como a CBF escala um canalha aposentado e safado.”

Barssols fechou o seu relato afirmando que: “no momento em que a equipe de arbitragem dirigia-se ao túnel de acesso ao vestiário a ela destinado, escoltado pela Policia Militar, a torcida do ABC arremessou pedras de gelo e copos com bebida em direção aos oficiais de arbitragem e aos policias militares que faziam a escolta, contudo, não atingindo nenhum dos citados”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas