quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

ABC quer fazer jogo com torcida

- Publicidade -
A primeira experiência com jogo aberto ao público realizada pela CBF vai ocorrer domingo, na partida entre Brasil e Argentina, no Itaquerão. A entidade que controla o futebol nacional abriu a venda de 12 mil ingressos para fazer um evento teste. A ação motivou o ABC a lançar uma campanha de retorno ao público aos estádios, no Brasileirão, onde será privilegiado os sócios-torcedores do clube. A diretoria alvinegra já enviou um pedido formal à diretoria de competições da entidade e está planejando realizar a promoção também no domingo, quando vai enfrentar o Treze-PB, pela última rodada da primeira fase, no Frasqueirão.
Segundo os dirigentes alvinegros, o protocolo sugerido pode fazer com que mais pessoas busquem a segunda dose da vacina
A campanha dos potiguares, desenvolvida pelo departamento de marketing, é denominada  “Juntos, vamos subir!”, as negociações estão ocorrendo desde o início da semana envolvendo representantes das autoridades sanitárias do governo do RN, bem como a CBF. Neste primeiro momento, apenas os sócios-torcedores com a carteira de vacinação comprovando que o mesmo já recebeu as duas doses da vacina contra o coronavírus, teriam acesso ao estádio.
No interior do Frasqueirão, todos os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde serão obrigatórios, como o uso da máscara e o distanciamento do público na arquibancada e cadeiras.
No último dia 20 ocorreu uma experiência mal-sucedida nos jogos do Atlético-MG x River (Libertadores) e também no confronto válido pela Série B do Brasileiro entre Cruzeiro x Confiança. Isso fez a Prefeitura de Belo Horizonte repensar a liberação de acesso do público aos estádios da região metropolitana. Houve quebra de vários protocolos de segurança sanitária anticovid como aglomerações, não uso de máscaras gerando críticas à liberação e posterior veto de torcida nos jogos. 
A grande diferença entre o projeto apresentado pelo ABC e o que se viu no Mineirão, é que em Belo Horizonte,  para o retorno de público limitado nos estádios, foi exigido apenas o comprovante da realização do teste denominado PCR. No Frasqueirão, além do universo limitado aos inscritos no programa “Sócio Mais Querido”, o que vai liberar o acesso é a comprovação do ciclo de vacinação completo (duas doses). 
Logo após a problemática experiência, as autoridades municipais da capital mineira voltaram a estabelecer o veto à presença de torcida nos estádios. A medida tem prazo indeterminado, mas existe uma sinalização para o abrandamento da decisão após os estudos dos impactos causados na questão da pandemia após a primeira experiência de abertura dos portões do Mineirão. 
“Temos um cadastro de todos os frequentadores do estádio nos dois eventos, pelo menos foi uma das exigências que fizemos, então vamos conseguir nas próximas duas a três semanas comparar o CPF de quem está internado, doente, ou que testou positivo com o CPF de quem estava no estádio. É óbvio que, se não houver impacto, podemos liberar de novo para o jogo do dia 29, entre Atlético-MG x Palmeiras pela Libertadores, com mais ou menos público”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado.
A CBF declarou em recente comunicado que lutará para manter o “equilíbrio técnico” no Brasileirão, indicando que irá recorrer de todas as decisões da Justiça liberando público nos estádios, enquanto o benefício não possa atingir a todos os clubes por igual. Segundo a Confederação Brasileiro de Futebol, o retorno do público aos seus torneios só está previsto para as quartas de final da Copa do Brasil.
Porto Alegre
O Internacional, que também flerta com a possibilidade de reabrir o Beira-Rio para os torcedores colorados, caminha em sentido idêntico ao do ABC. O clube iniciou ontem o cadastramento da Carteira Nacional Digital de Vacinação de seus sócios-torcedores. A ação vem ocorrendo mesmo sem que a liberação de público nos estádios de Porto Alegre ainda  esteja autorizada. A diretoria quer antecipar o cadastro para ter a maior base possível de sócios já cadastrados quando a CBF e as autoridades permitirem o retorno da torcida.
De acordo com o clube gaúcho, com o cadastro o sócio que já estiver vacinado poderá fazer o check-in e adquirir um ingresso para a partida sem precisar apresentar nenhum outro tipo de documento sanitário quando for ao jogo – a menos que a prefeitura de Porto Alegre exija comprovação adicional, uma vez que os municípios têm autonomia nas políticas de combate à transmissão do coronavírus.
“Estamos considerando a nova realidade que não atinge apenas o Inter, mas o mundo todo. Temos acompanhado a movimentação de clubes brasileiros e de fora do país para fazermos tudo da forma mais correta. Optamos por solicitar essa atualização no cadastro do sócio para ganharmos tempo, caso a volta seja definida em breve”, afirma o vice-presidente de administração do clube gaúcho, Victor Grunberg.
A carteira digital de vacinação está disponível no aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde. Com ela, é possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas