Abertas as inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicação: 2020-02-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Já estão abertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Escolas municipais, estaduais, federais e privadas de todo o país podem participar da olimpíada, que em 2019 reuniu mais de 18 milhões de estudantes de 99,71% dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Norte foram mais de 320 mil estudantes de escolas públicas que participaram da competição, com destaque para conquista de medalha de ouro.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país é destinada a estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. A inscrição deve ser feita pelas escolas, apenas pelo site da OBMEP: www.obmep.org.br até 23h59 de 20 de março.

As provas serão realizadas em 26 de maio (1ª fase) e 26 de setembro (2ª fase), e distribuídas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (qualquer ano do ano do Ensino Médio).

Os aprovados para a segunda etapa vão ser conhecidos em 9 de julho, e a divulgação dos premiados será em 8 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Medalhistas convidados
Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Alunos da rede pública premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 100 mensais. Os medalhistas da rede particular poderão participar do PIC Jr como ouvintes. Se o medalhista for começar algum curso de graduação no primeiro semestre de 2021, poderá participar do processo de seleção para o PICME. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq de R$ 400. Na última edição da olimpíada, realizada no ano passado, no estado do Rio Grande do Norte, 658 estudantes foram premiadas, inclusive conquistando medalhas de ouro. Professores de matemática de quase todos os municípios potiguares incentivam os alunos para OBMEP. Trata-se de uma oportunidade a mais para que o aluno de escola pública trabalhe, ainda mais, a matemática no seu cotidiano.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.







Deixe seu comentário!

Comentários