quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Abertas inscrições para CT olímpico

- Publicidade -

Rio (AE) – O Comitê Organizador da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016 iniciou na quinta-feira um processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento para os Jogos. Todas as cidades do País podem se candidatar a abrigar os atletas para um período de treinamento, aclimatação e concentração antes do grande evento esportivo começar. Para tanto, os centros de treinamento (CTs) precisam atender aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais. O governo do RN confirmou a intenção de inscrever Natal.

O projeto, no entanto, não é para todos. O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios, Waldenir de Bragança, disse que, dos mais de cinco mil municípios do País, apenas cerca de 300 com mais de 100 mil habitantes possuem condições de entrar na disputa por causa dos requisitos obrigatórios.

As principais exigências são: o local de treinamento (CT) deverá estar a uma distância máxima de 150 quilômetros, em estrada pavimentada, de um aeroporto regional atendido por voos regulares das empresas aéreas instaladas no País; a cidade deve oferecer meios de hospedagem classificados nas categorias 3,4 ou 5 estrelas; e o tempo de deslocamento da instalação até hospital deve ser de, no máximo, 30 minutos. Isso restringe a participação de todos os municípios, disse Bragança.

“As instalações da capital do Rio provavelmente não poderão receber ninguém porque estarão impedidas pelos protocolos de segurança. Além disso, algumas delas vão receber os acabamentos para cada esporte. Mas as outras cidades do estado podem receber”, afirmou Nuzman. “A responsabilidade do Comitê Rio 2016 é zero sobre a construção desses locais de treinamento. E os comitês olímpicos do mundo vão negociar diretamente com os (responsáveis pelos) CTs sobre a utilização do lugar. Vai ser pago”.

Podem participar do processo instituições esportivas municipais, estaduais e federais; instituições de ensino públicas e privadas; instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo, entre outros, que possuam instalações que se enquadrem nos requisitos técnicos. Até 5 de abril, os interessados podem se inscrever pelo site oficial Rio 2016 (www.rio2016.com/treinamentoprejogos). Em janeiro de 2012, haverá a divulgação da lista dos locais de treinamento que tenham cumprido as exigências.

COB promove cursos para gestores

Com o objetivo de integrar todo o país em prol do desenvolvimento do esporte no Brasil, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou, nesta semana, no Rio de Janeiro, o Workshop para Gestores do Esporte 2011. Durante todo o dia, o COB apresentou seus principais projetos, cursos, eventos e programas para prefeitos, secretários nacionais, estaduais e municipais, e presidentes de fundações esportivas, entre outros.

“Nosso objetivo é integrar todo o Brasil nos projetos que culminarão com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que, desde a candidatura, são apresentados como Jogos de todo o Brasil”, afirmou o presidente do COB e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. “Estou certo de que vivemos a grande arrancada para um Brasil mais esportivo. Porém, para isso, é importante que todos estejam integrados aos projetos e objetivos do Comitê Olímpico Brasileiro”, completou Nuzman na abertura do workshop.

O Comitê Olímpico Brasileiro aproveitou a ocasião para realizar a assinatura do Protocolo de Intenções com os prefeitos das cidades sedes das Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012. Participaram da assinatura Carlito Merss, prefeito de Joinville, sede das Olimpíadas Escolares 2011 – 15 a 17 anos; Paulo Mac Donald Ghisi, prefeito de Foz do Iguaçu, sede das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012; e Barbosa Neto, prefeito de Londrina, sede das Olimpíadas Escolares 2012 – 15 a 17 anos. “Foz do Iguaçu pretende ser um dos polos de excelência do esporte brasileiro visando aos Jogos Olímpicos de 2016. Para isso estamos levando as Olimpíadas Universitárias para a cidade, além de investir em instalações esportivas e escolas com equipamentos esportivos”, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, elogiando a realização do workshop. “Me surpreendeu a adesão de prefeitos e secretários, o que comprova que o COB está bastante maduro em seus propósitos e focado em sua missão”, completou Paulo Ghisi.

Entre os principais projetos e programas do Comitê Olímpico Brasileiro apresentados no Workshop para Gestores do Esporte 2011, destacam-se o Curso de Administração Esportiva (CAE), Fundamentos da Administração Esportiva (FAE), Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), Selo COB Cultural, Semana Olímpica, Olimpíadas Escolares e Universitárias e o projeto Time Brasil. “Essa reunião foi fantástica pela aproximação com o Comitê Olímpico Brasileiro. O estado do Paraná já tinha o interesse de desenvolver este tipo de iniciativa e este workshop foi muito oportuno.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas