terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Abertura será no Dia dos Namorados

- Publicidade -

A Fifa anunciou ontem as datas de abertura e encerramento da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Já a Copa das Confederações vai ocorrer entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva concedida na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, palco do Sorteio Preliminar marcado para o próximo sábado (30).
Blatter, presidente da Fifa, não antecipou o local da abertura
Já a definição das cidades que vão sediar a abertura e a final da Copa 2014 no Brasil será feita pela Fifa somente em outubro, após reunião do comitê executivo em Zurique. Na ocasião, a entidade também vai anunciar as cidades que vão sediar os jogos da Copa das Confederações. “Há muitos rumores sobre o jogo de abertura da Copa 2014, mas são apenas rumores, porque isso ainda não foi definido”, disse Valcke.

Os dirigentes da Fifa procuraram minimizar recentes declarações sobre o andamento das obras necessárias à realização da Copa no Brasil. Segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter, é “tarefa” da Fifa chamar a atenção do país-sede para a evolução das obras. No entanto, disse Blatter, o governo brasileiro e as cidades-sede estão confiantes no sucesso do evento em 2014.

“O Brasil é a sétima economia do mundo e a previsão é que chegará à quinta posição antes de 2020. Foi o país que menos sentiu os efeitos da crise econômica de 2008. Tenho plena confiança que o Brasil e a Fifa vão oferecer um espetáculo perfeito no país do futebol”, afirmou.

“Temos muito trabalho a ser feito, mas temos uma boa relação com o governo brasileiro e as cidades-sede. Estamos confiantes que toda a estrutura ficará pronta a tempo. Será uma das melhores copas”, completou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Sorteio

Os dirigentes da Fifa estão no Rio de Janeiro para o Sorteio Preliminar, que definirá os grupos das Eliminatórias de cinco regiões do planeta. Segundo Blatter, 2 mil pessoas devem assistir, na Marina da Glória, ao sorteio de sábado (30.07), considerado o pontapé da Copa 2014. No entanto, as imagens do evento serão transmitidas para mais de 200 países. “A Copa do Mundo conecta as pessoas como nenhum outro evento o faz”, disse.

Competição poderá ter novidades na arbitragem

Joseph Blatter, presidente da Fifa, revelou ontem, durante sua entrevista coletiva na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, palco do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, novidades que a entidade deve adotar para a próxima edição da competição. De acordo com o suíço, a introdução de novas tecnologias vem sendo estudada, além de uma reorganização na área de arbitragem.

O chefe máximo da Fifa destacou a importância da profissionalização da arbitragem no mundo inteiro, a introdução de câmeras especiais nas linhas de gol e de chips eletrônicos nas bolas, que irão ajudar na marcação de gols duvidosos. “Queremos reorganizar o departamento de arbitragem contratando o ex-árbitro Massimo Bussacca, da Suíça, para comandar a profissionalização dos árbitros e assistentes. Se for necessário, e será necessário, esse setor será modernizado e receberá investimentos para que haja uma melhora considerável no nível dos árbitros em todos os continentes”, disse Blatter.

As novidades, segundo o presidente da entidade máxima do futebol, serão discutidas na reunião da International Board (IFAB), no mês de julho de 2012 em Londres, na Inglaterra. “Se a tecnologia de câmera na linha do gol for aprovada, ela será introduzida na Copa do Mundo de 2014. Dois árbitros assistentes também serão votados no encontro da International Board, em julho, e se forem aprovados, também serão adotados na Copa de 2014”, encerrou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas