quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Abrindo a porteira dos sabores

- Publicidade -

No momento em que o produto natural, sem aditivos e orgânico é a bola da vez na alimentação, a Fazenda São Francisco, em Pureza, a 78 km de Natal, não parece ser mais um local perdido no tempo e espaço. Ao contrário: produzindo uma série de itens derivados do leite (entre outros), “como se fazia antigamente”, o local já conseguiu uma clientela fiel e adepta de suas iguarias artesanais, saudáveis e saborosas. O sabor da fazenda está em alta.

Alfenim de rapadura é item do cardápio da Fazenda São Francisco

Alfenim de rapadura é item do cardápio da Fazenda São Francisco

“O princípio é oferecer um produto natural. Não usamos conservantes ou agrotóxicos em nada. Praticamos o manejo humanizado dos animais, a fim de proporcionar um produto saudável para os consumidores”, afirma Hermínio Brito, proprietário. Ele,  que é engenheiro de formação, toma conta da fazenda desde 2012. No começo fornecia apenas leite, mas teve que dar uma guinada no negócio.

“Estava economicamente inviável vender leite por tão pouco. Decidimos então ir direto ao consumidor final, desde fevereiro deste ano. Começamos apenas com leite e nata, até que demos outro passo: produzir também produtos derivados do leite”, conta Hermínio. Atualmente, a Fazenda São Francisco tem mais de 40 produtos no catálogo. E pelo menos 80% deles é feito pelo próprio Hermínio, que usa receitas da avó e da mãe, resgatando suas origens seridoenses.

Entre os produtos da Fazenda estão coalhada natural e síria (seca), pasta de coalhada seca temperada com azeite e ervas finas, iogurte natural de leite desnatado, creme de nata (ou manteiga sólida), nata fresca, creme de leite, molho de pimenta de cheiro ao soro de queijo coalho, manteiga natural clarificada, manteiga ghee (sem lactose), paçoca de manteiga (ou farofa de borra), queijos (coalho ou manteiga, ricota, e provolone), queijo de coalho ou ricota de leite de cabra, e doce de leite.

Hemínio Brito produz em sua fazenda a famosa manteiga natural clarificada (sem lactose) e aromatizada
Hemínio Brito produz em sua fazenda a famosa manteiga natural clarificada (sem lactose) e aromatizada

Além dos laticínios, a Fazenda também dispõe de banha de porco caseira, galinha caipira (1 kg), ovo de galinha caipira (uma dúzia), alfenim de rapadura, pão italiano (700g), e uma boa variedade de linguiças artesanais (carne bovina, suína, frango, e variações com gengibre e tomate), e um pote de linguiças embebidas em banha de porco.

A fazendo mantém ainda um Clube do Leite, no qual se paga uma mensalidade por quatro entregas por semana (e ganha 10% de bônus em outros produtos). As entregas são feitas às segundas e quintas. A taxa de entrega única é de R$6. Hermínio ressalta que 95% da clientela é natalense. O próximo passo, segundo ele, é rotular os produtos, para que eles possam ser vendidos em lojas de conveniência e supermercados. Hermínio prevê que em algum momento sua produção terá que aumentar junto a clientela. “Queremos crescer, claro, mas fazendo questão de manter a essência artesanal e saudável”, afirma.

Serviço

Fazenda São Francisco. Pureza, RN. Encomendas pelo (84) 98743-0942.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas