quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Acabar para sobreviver

- Publicidade -

O título aí de cima parece até um contra-senso. Mas, é o que aconteceu com um dos times mais fortes do interior paulista nos anos 60 a Prudentina de Presidente Prudente, resolveu extinguir seu departamento de futebol em 1968, após oito anos como integrante da divisão especial. É que seus dirigentes assistiam a cada ano  o clube se afundando com dívidas advindas do futebol profissional. Um belo dia, o Conselho aprovou a dissolução do Departamento Profissional e, sem avisar aos torcedores lentamente foi demolindo o antigo estádio Félix Marcondes e, quando a torcida notou não havia mais pedra sobre pedra. Houve protestos, torcedores bateram às portas da justiça, mas sem jeito. Encurtando: hoje a Prudentina é um dos clubes mais sólidos do Brasil, tem 3000 sócios pagando em dia, um invejável complexo esportivo, não deve um centavo a nenhum banco. Futebol é mesmo uma diversão muito cara.

Lapso do presidente

No seu discurso no momento da inauguração do estádio “Frasqueirão” o presidente Judas Tadeu cometeu um equívoco, provavelmente por não haver se aprofundado na história da fundação do ABC. Foi quando se referiu à senhora Maria Lamas, afirmando que era esposa de Vicente Farache, um dos fundadores do ABC. Ela chegou a lavar e consertar o uniforme dos jogadores. Para muitos, uma heroína.

Lapso (2)

Na verdade, Vicente Farache não participou da fundação do Alvinegro, até porque em 1915 tinha apenas 13 anos de idade (nasceu em fevereiro de 1902), nem jamais aceitou ser presidente do clube. Seu desejo era dirigir o futebol do ABC, o que sempre fez quando morava em Natal, uma espécie de diretor de futebol vitalício, afastando-se do cargo quando a saúde não mais permitiu.

Correção

A propósito da nota que dei ontem aqui na coluna, sobre um erro de interpretação cometido num dramático ABC x América nos anos 50  (no JL) pelo recém-falecido árbitro Cadmo Cavalcanti, o mestre Lauro Neto (que tem curso de arbitragem) me liga para corrigir parte da nota publicada.

Correção

Segundo o analista da 95 FM, aquele jogo não poderia mesmo ter sido anulado, já que o árbitro cometeu um erro de fato e, não, de direito, conseqüentemente, de interpretação. Outros exemplos de erros de fato são o sempre lembrado gol de Maradona na Copa de 86, ou o da final de 66, Inglaterra x Alemanha.

Alberi x banco

O abecedista Lenilson Fontes num e-mail indaga da coluna se o antigo ídolo abecedista Alberi alguma vez chegou a ser banco no Alvinegro. Diz que o pai dele só tem elogios para esse jogador. Olha, Lenilson, Alberi só foi banco no seu primeiro ano no clube,  em 68. Na época, o atacante Cocó era o Robinho do ABC, e aí Alberi às vezes perdia a vaga.

Superlotou

A torcida americana não está pra brincadeira. Colocou 4.358 pagantes anteontem no estádio “Domício Silva”, em Eloy de Souza, no amistoso contra a seleção local que vai disputar a Série “B” da FNF este ano. O treinador Luiz Carlos Martins testou os 22 jogadores, isto é, substituiu os 11 titulares que entraram de frente. O trio de árbitros foi da FNF.

Copa RN/2006

O jornalista Vicente Estevão, aqui da TN, está com a sugestão da forma de disputa da Copa RN 2006, presença dos 12 clubes que estão no Estadual. Na 1ª fase a C-RN terá quatro grupos de três clubes jogando entre si, ida e volta, classificando um de cada grupo.

Copa RN

A fase seguinte terá os quatro classificados jogando entre si também com turno e returno. O idealizador prevê 12 datas para conclusão. Os grupos seriam (1) ABC, S.Cruz e Potiguar/P, (2) Baraúnas, Corinthians e Potyguar/CN, (3) Potiguar/M, ASSU e Macau e (4) América, Alecrim e S. Gonçalo. Início: 12 de abril.

Anti mídia

O repórter da TN, George Fernandes, está sem entender a falta de interesse da FNFS em divulgar o seu maior clássico. Véspera de ABC x América, em nenhum momento informou o jornal sobre a rodada de ontem no ginásio Marcelo Carvalho. Terá sido para o torcedor não comparecer e, com isso, evitar confronto de torcidas? 

Olheiros

Figuras que têm sido notadas em todos os  amistosos realizados pelos clubes da capital e Grande Natal. Os clubes de Mossoró, ABC, América, Alecrim, Santa Cruz, Macau, todos enfim. Quando não é o treinador, tem o auxiliar técnico. Ontem, em Parnamirim, “Diá”, Reinaldo, “Vereador” e Baltazar, eram os mais notados.

Devendo

O ABC continua devendo uma vitória na fase dos jogos treinos. Ontem, perdeu para o Potiguar/P por 1×0, utilizando o time titular no 1º tempo e o  “B” no segundo. Flávio voltou a não gostar do rendimento da equipe. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas