sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Acabou-se o que era doce

- Publicidade -

Na primeira entrevista após o retorno da Alemanha, onde foi testemunha ocular do fracasso brasileiro, porém ao mesmo tempo a certeza de que viu o mais organizado e grandioso Mundial de Futebol já realizado, o presidente da FNF, Alexandre Cavalcanti, reassumiu a presidência da entidade, função que vinha sendo desempenhada (sem ter muito o que fazer, frise-se) pelo vice, advogado José Vanildo. Cavalcanti começa a pensar nas competições de 2007, ainda sem ter a certeza de que a temporada começa com o Estadual ou a Copa RN, seguindo-se Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. O presidente acalenta ainda a idéia de uma campeonato sub 20 reunindo equipes dos principais municípios potiguares. As primeiras notícias dadas por Alexandre não foram animadoras, já que comunicou não serem mais possíveis serviços graciosos. Os clubes terão de arcar com despesas de transferência e arbitragem. Todas as federações, reunidas, decidiram por uma taxa única para as transferências de jogadores, disse Cavalcanti.    

Coincidência

Sempre há algo mais a registrar durante ou após uma Copa do Mundo. Exemplo: a Itália já ostentava o título de segunda campeã mundial do século 20 (Uruguai, primeiro campeão em 1930, Itália em 34). Agora, é novamente a segunda campeã do século 21 (Brasil em 2002, Itália em 2006). Tal qual o século 21, o 20 teve um sul-americano como primeiro campeão.

0 13 e o 7

Lembra bem o psicanalista Renato Mezan que o treinador Parreira, igual a seu amigo Zagallo com o 13, tem um apego todo especial pelo número 7, que diz lhe trazer sorte. Ele nasceu dia 27, em 43 (a soma dá sete). Só, que, na Alemanha, a crença não funcionou, mesmo o jogo sendo no mês sete, dia 1º/06 que, somados dão sete.  

91 anos: fora

Pela primeira vez, nos últimos 10 anos, o América faz aniversário estando com seu time fora do Estado. Neste dia 14, o clube rubro chega aos 91 anos, e no dia seguinte enfrenta o CRB, no “Rei Pelé”, jogo valendo a Série “B”. A última vez em que o clube jogou justamente num dia 14 de julho foi em 2001, quando venceu o Potiguar/CN por 3×0.

91 anos (2)

Voltado exclusivamente para o Campeonato Brasileiro, o América não terá programação das mais extensas. Às 7h30h hasteamento dos pavilhões, missa em ação de graças e café da manhã no salão do 1º andar. Devido a Copa do Mundo, o jantar com sorteio de um carro KA ficou marcado para o próximo dia 25.

Caráter

Ao receber o prêmio de melhor da Copa 2006, o francês Zinedine Zidane afirmou o título ter sido injusto, pelo que fez no jogo decisivo. Como já era esperado, o grande astro – agora aposentado, diz-se envergonhado pelo que fez, até por achar que se estivesse em campo poderia ter mudado o rumo da decisão.

Caráter (2)

As palavras de Zidane, com certeza  esfriarão um pouco o diminuto público que aprovou sua atitude, cada um justificando o porquê de aplaudir a violenta cabeçada do jogador. Haveria outra forma de Zidane rechaçar a agressão verbal sofrida, cujo teor até agora permanece desconhecido.

Alciney

No jogo de ontem, CRB x Coritiba, no “Rei Pelé”, no banco do time paranaense uma figura bem identificada com o futebol do RN, particularmente o ABC. Trata-se do ex-volante abecedista Alciney, hoje auxiliar técnico do treinador Bonamigo.

Lembrança amarga

Desse jogo de sábado em Maceió, os americanos não têm boas lembranças do último encontro,  em 2004, quando jogou no Rei Pelé precisando apenas de um empate para fugir do rebaixamento, mas não conseguiu. Caiu feio, 3×0 foi o placar e o mergulho para a temível Série “C”. Do time rubro, àquela altura treinado por Arthur Neto, não resta mais ninguém.

Razões

Carlos Maranhão, que foi editor da Placar durante muitos anos, e André Fontenelle assinam texto na Veja desta semana sob título “Seis razões (certas) para odiar a Seleção”.  Os dois repórteres asseguram ter faltado: 1) Humildade, 2) Garra 3), Um líder  4), Concentração  5), Treinamento, e  6) Previsão. Vale a pena ler a matéria.

Agradecimento

Quero agradecer aos amigos e leitores que adquiriram o livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, à Petrobras que o patrocinou e à Lei Djalma Maranhão de incentivo à Cultura, com isso com certeza concorrendo para que nas principais bancas de livros e revistas de Natal tenha sido o título mais vendido nos meses de  abril e maio.

Prêmios

Anote, leitor, a premiação da Fifa: craque Zidane, Fair play (disciplina) Brasil e Espanha, goleiro Buffon (Itália), revelação Podolski (Ale), seleção interessante (cic) Portugal, chuteira de ouro Klose (Ale), prata Crespo (Arg) e bronze Ronaldo Nazário (Bra).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas