Academia de Letras do RN e Funcarte cancelam eventos e consultas públicas

Publicação: 2020-03-13 13:00:00
A+ A-
Toda programação da Academia Norte-rio-grandense de Letras está suspensa por tempo indeterminado. Em comunicado por escrito, a atitude acontece em razão da pandemia do Coronavírus.

Todas as atividades programadas como homenagem ao jornal Tribuna do Norte, em alusão aos 70 anos, o lançamento da Revista da Academia, os encontros comemorativos dos centenários de João Cabral de Melo Neto e José Mauro de Vasconcelos, o programa “Academia para Jovens”, a Sessão Solene de Posse do Acadêmico Ivan Lira de Carvalho e as consultas públicas à biblioteca Padre Luiz Monte estão suspensas.

Créditos: Adriano Abreu/Arquivo TN


De acordo com Lívio Oliveira, imortal da Academia, a situação merece cuidados especiais. “Não só porque nós temos informação do primeiro caso na cidade, mas pela situação de pandemia, a qual requer cuidados principalmente com pessoas de mais idade”, disse.

A maior parte dos acadêmicos tem mais de sessenta anos e existe a preocupação, também, com as pessoas que participam das atividades da Academia diariamente. A atitude partiu do do presidente Diógenes da Cunha Lima em diálogo com literários e segue o mesmo entendimento da Academia Brasileira de Letras, quando suspendeu esta semana todas as atividades abertas ao público.

“É uma atitude necessária, que veio a tempo. Nós tínhamos várias atividades previstas, isso atrapalha nosso calendário, mas é uma medida correta e necessária”, disse Lívio.

A diretoria e o presidente estão monitorando os acontecimentos ao longo dos próximos meses para que seja revertido. “Espero que tudo dê certo e nosso estado não seja tão atingido e que tudo melhore rapidamente, para que nossas atividades voltem a normalidade”.

Funcart — A Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte), seguindo recomendação da Secretaria de Saúde em virtude do primeiro caso de Covid-19 no RN, comunica que o evento Dia da Poesia está cancelado. O projeto estava previsto para a tarde-noite desta sexta (13), na galeria Newton Navarro, sede da Funcarte.