terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Academia de Letras inicia festejos de 83 anos

- Publicidade -
A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL) está completando 83 anos e para celebrar a idade nova seus membros prepararam um programação especial. Nesta quinta-feira (14), na sede da instituição (em Petrópolis), a partir das 19h, acontece a sessão solene comemorativa do aniversário. Na ocasião serão entregues as comendas e medalhas para aquelas personalidades que mais contribuíram para a cultura potiguar no ano de 2019.

Na sede de Petrópolis, ANRL abre hoje a programação de aniversário, que inclui o centenário de Oswaldo Lamartine


Na sede de Petrópolis, ANRL abre hoje a programação de aniversário, que inclui o centenário de Oswaldo Lamartine

Dentre os homenageados estão o empresário Eduardo Vila (Grupo Vila) e o prefeito Álvaro Dias, ambos na categoria Mecenas Potiguar. Já o padre Sátiro Cavalcanti e o monsenhor Lucas Batista Neto, são lembrados com a Palma Acadêmica Câmara Cascudo, de pessoa ilustre. E das instituições, a homenageada deste ano é o Hospital Infantil Varela Santiago.

Um dos homenageados, Eduardo Vila, se destaca pelos projetos culturais apoiados pelo Morada da Paz, como a biografia de Nísia Floresta, da escritora potiguar Constância Lima Duarte; a parceria em produções audiovisuais como o filme Bacurau,, e projetos ligados à memória, como antologia de Tonheca Dantas, poeta Auta de Souza, o forrozeiro Elino Julião e o fotógrafo José Ezelino.

Mas as comemorações de 83 anos da ANRL não param por aqui. No dia 19 de novembro, acontece a primeira parte da programação alusiva ao Centenário de Oswaldo Lamartine, quando serão proferidas palestras e mesas redondas sobre o maior sertanista do RN e um dos maiores do Brasil. A segunda parte da programação será no dia 3 de dezembro, com mais palestras e debates.

E no dia 10 de dezembro, a ANRL promove outro evento, desta vez dedicado a lembrar a passagem do escritor Mario de Andrade pelo Rio Grande do Norte, visita esta feita há 90 anos atrás. A programação será de mesa redonda e lançamento de livro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas