Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara
Academia prepara programação para comemorar três centenários
Publicado: 00:00:00 - 05/09/2021 Atualizado: 18:03:40 - 04/09/2021
Cassiano Arruda Câmara

Com três centenários de antigos acadêmicos, a Academia Norteriograndense de Letras pretende oferecer programação de acordo com a característica dos homenageados:

1 – Aluízio Alves terá dois oradores: os acadêmicos Woden Madruga e Marcelo Alves; Leide Câmara está organizando uma exposição do “Governo Aluízio Alves através da música”.

2 – O folclorista Veríssimo de Melo vai ser homenageado por dois repentistas que cantarão sua vida e obra ao som da viola;

3 – Oriano de Almeida vai ser lembrado com um concerto de piano.

Itagrés volta a Mossoró e marca data para abrir “Polo Cerâmico”

Depois de mais uma tentativa frustrante, o grupo Itagrés, de Santa Catarina, resolveu retomar o projeto da Porcelanatti, em Mossoró, expondo sua própria marca: Itagrés-Nordeste, e marcou a data da reabertura - 15 de Outubro.

Até lá, cuida da contratação da retomada dos serviços de anergia, gás, àgua e esgotos e começa a contratação de pessoal, sem repetir a fila quilométrica nas vésperas de uma eleição. Além de pagar um débito de R$ 77.6 milhões contratados juntos ao Banco do Nordeste.

RN está bem na foto para implantar a 5G

O norte-riogarndeense Emanoel Campelo, representante da Câmara Federal no Conselho Nacional de Justiça, foi designado relator de revisão do edital de implantação da versão 5G para a telefonia brasileira, processo comandado pelo ministro Fábio Faria.

A indicação de Campelo fez renovar as esperanças de que o prazo de tramitação do processo será cumprido ainda este ano.

Campelo foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicado para ocupar a vaga da representação da Câmara dos Deputados por Dilma Rousseff em 2012, para um mandato de dois anos. Ele é mestre em direito Internacional pela Universidade de Brasília e foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados entre 2008 e 2011.

Unipar estuda RN para instalar Fábrica de PVC

Um dos campeões da indústria química do Brasil, a Unipar, estuda o RN como o local ideal pata instalar uma unidade cloroquímica.

Com fábricas em São Paulo, Rio de Janeiro e na Argentina, o CEO da Unipar, Maurício Russomano, esteve na cidade de Guamaré para se informar sobre as condições para montagem de uma unidade cloroquímica e depois reuniu-se com o secretário Jaime Calado.

A Unipar Carbocloro é uma empresa química brasileira de capital aberto sediada em São Paulo, fabricante de cloro, PVC, soda e derivados para usos industriais, presidida por Maurício Russomano, a partir de 2020.

Câmara de Natal adota mesma doutrina de Styvenson Valentim

“Pelo vídeo, eu tô vendo que ele tá dando dois tapa, ai bom, na mulher. Agora, eu sei lá o que essa mulher fez para merecer dois tapa, pô? Será que ela tava calada, rezando o Pai Nosso, pra levar dois tapa? - Eu não sei...

Este é  resumo da doutrina Styvenson para as mulheres, divulgado no mês passado, indagando o comportamento de uma mulher que teria sido agredida por um policial. Igualzinho a reação de servidoras da Câmara de Natal em relação a jornalista Renata Fernandes Paiva que acusa o seu chefe imediato de ter lhe provocado roxões (quase lilás) nos dois braços. Ou seja, dependendo do que a mulher fez, ou disse, merece, pelo menos “dois tapa”...
Enquanto isso, o Governo do Estado criou a Campanha "Sinal Vermelho para a Violência Doméstica" no âmbito deste Estado. Um bom início seria com essa campanha investigar logo o que houve com a jornalista Renata Paiva  agredida no local de trabalho, a Câmara de Natal.

Prefeito de Caraúbas quer fazer o Museu Nevaldo Rocha na cidade

O prefeito de Caraúbas quer transformar a casa onde nasceu o empresário Nevaldo Rocha, no sitio Pai Mateus (ao lado do belo lajedo do mesmo nome), num museu dedicado ao “maior empresário da história do RN” para levar o turismo ao município.

O prefeito Juninho Alves (dono do grupo de forró Saia Rodada) promete abrir uma avenida de 500 metros do Museu até o centro da cidade (atualmente é mais de um quilometro por estrada variante) e espera ter o apoio do Instituto Riachuelo para contar a história de um menino que saiu da cidade com onze anos e chegou à capa da revista Forbes, como um dos mais ricos do mundo.

RN regulamenta a criação de abelhas

No RN “é livre a criação de abelhas-sem-ferrão em todo território estadual”. Mas o meliponicultor fica obrigado a utilizar metodologias tecnicamente aprovadas pelos órgãos oficiais.

São definidas nove variedades de abelhas (do Uruaçu a Jandaíra), sendo vedada a mistura de méis de diferentes origens.

Só três deputados federais não estão donos de Partido

Com a eleição de Beto Rosado para Presidente do Progressistas, apenas três deputados federais do RN, não têm um partido político para chamar de seu: Natalia Benevides (PT), Fabio Faria (a caminho do PP; assim como sua suplente Carla Dickson) e General Girão (que não precisa de cargo para mostrar quem manda no PSL); os três não são presidentes de partido político no RN.

Carla não é, mas seu marido, Albert Dickson (com quem é casada com comunhão de bens) deputado estadual, é o Presidente do Pros.

100 anos de Paulo Freire lembrado onde o seu método foi comprovado

O professor Paulo Freire tinha um método de alfabetização que prometia alfabetizar um adulto em 40 horas/aula; alfabetizar e conscientizar.

Mas não houve um Governo de esquerda que tivesse tido a coragem de bancar essa teoria. O primeiro foi Aluízio Alves, com recursos da Aliança Para o Progresso, um programa do Governo dos Estados Unidos.

No ano do seu centenário, Paulo Freire, reconhecido pela esquerda com uma espécie de padroeiro da Educação no Brasil é tema de um colóquio na UFRN, entre os dias 15 a 17 deste mês, com o tema “Paulo Freire e a História da Educação”.

Radequndis assumiu a presidência da associação mundial de trompete

Radegundis Tavares, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte , é o primeiro brasileiro eleito presidente executivo da principal associação dedicada aos trompistas do mundo: a International Horn Society.

Fundações como a IHS promovem o instrumento, novas composições, competições, além de promover os instrumentistas em benefício da música e valorização da arte.

O trompete (ou pistom, também chamado pistão) é um instrumento musical de sopro feito de metal (em geral, latão amarelo) e tocado pela vibração dos lábios.



Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.


Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte