Acervo documental terá 5 mil peças

Publicação: 2019-04-13 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O acervo documental e também de objetos da Fundação Rampa, com mais de 5 mil peças, estará disponível no Pavilhão. São objetos de uso pessoal dos soldados, desde capacetes utilizados pelos alemães, a fardas dos americanos, além de 10 álbuns com mais de duas mil fotografias desse momento histórico também vai compor projeto.

Prefeito Rosano Taveira detalhou projeto de Centro Cultural
Prefeito Rosano Taveira detalhou projeto de Centro Cultural

Natal entrou no cenário do conflito mundial a partir de 1942 porque era o ponto da América do Sul mais  próximo da costa da África e a Europa. Em Parnamirim foi construída a maior base militar fora dos Estados Unidos, a Parnamirim Field, devido a proximidade com a consta africana, de onde as tropas aeronáuticas aliadas partiam para os campos de batalha na Europa.

Os aviões saiam dos Estados Unidos, abasteciam em Natal, no distrito de Parnamirim, para a travessia do Atlântico, até o continente africano. Por isso o nome Trampolim da Vitória.

O aeroporto da Base Leste tinha uma média diária de 200 voos. O acerto para o Brasil participar da Guerra ao lado dos Aliados foi acordado em Natal depois de um encontro entre o presidente Getúlio Vargas e o americano Franklin Delano Roosevelt. Nesta época, Natal que tinha 55 mil habitantes hospedou 10 mil soldados norte-americanos.






continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários