terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Acne vulgar

- Publicidade -

Rita de C. Medeiros Homet Mir
[email protected]/psicodermatologista

“Senhor, se quiseres, podes purificar-me “
Mateus, 8,2

A acne faz parte das doenças orgânicas das glândulas sebáceas. Trata-se de uma dermatose que provoca o surgimento de  ( comedões ( cravos ) , pápulas ( espinhas ) e cistos. Aparece, ainda ,neste quadro um processo inflamatório e infeccioso de grande intensidade desencadeando a formação de pústulas ( pontos amarelos com pus ) e abcessos, frequentemente , com sequelas cicatriciais .                    

A acne vulgar, segundo o Professor S.A.P. Sampaio, é a enfermidade cutânea mais comum na adolescência, atingindo quase todos os indivíduos no período da puberdade e prolongando-se por período variável . Na maioria dos adolescentes, as lesões são mínimas e perfeitamente toleráveis. Entretanto, em outros, suas manifestações são conspícuas e eventualmente severas, causando transtornos e problemas psíquicos e sociais que afetam a vida do adolescente. De outro lado, na ausência do tratamento adequado, podem deixar cicatrizes inestéticas e indeléveis.

O aparecimento da acne vulgar é no início  da puberdade, frequentemente notando-se o aparecimento dos primeiros comedões ( cravos ) na face, Antes mesmo do desenvolvimento dos pelos e das mamas. Há um aumento da glândula de secreção sebácea, por influência hormonal, particularmente dos andrógenos, não somente a testosterona, mas também de andrógenos adrenais e ovarianos. Como resultado desta hiperatividade sebácea, ocorre a seborreia, em maior ou menor intensidade. Associada ao aumento da secreção sebácea, pode ocorrer uma queratinização anormal do folículo pilossebáceo , eventualmente por influência genética. Como resultado, há a formação de massas vermiformes de queratina e sebo que obstruem os folículos pilossebáceos, constituindo os comedões ( cravos ).

A flora bacteriana da pele compõe-se difteróides, particularmente o Corynebacterium acnes, de estafilococos coagulase negativos, como o Staphylococcus epidermis e de leveduras como a Pityrosporum ovale. Esses microrganismos possuem esterases capazes de hidrolisar os triglicérides do sebo, liberando ácidos graxos livres que são irritantes. Destes organismos, indiscutivelmente o mais importante na hidrólise dos triglicérides é o C. acnes, cabendo aos demais microrganismo papel secundário. Os ácidos graxos livres difundem-se pelo folículo pilossebáceo, causando uma inflamação que, clinicamente, é uma pápula eritematosa. Quando ocorre ruptura da parede folicular liberta-se material queratino-sebáceo e com o desenvolvimento bacteriano formam-se pústulas foliculares. Quando o quadro ocorre na profundidade há cistos infectados e abcessos.                         

O tratamento da acne varia de acordo com a gravidade de cada caso e também das condições individuais de cada paciente. O tratamento clínico tópico pode ser feito com substâncias tais como o peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido retinóico e derivados, ácido azelaico, entre outros. Quando o quadro é mais intenso, com pústulas infeccionadas, além do   tratamento tópico, podemos indicar antibióticos orais que ajudam a combater o processo infeccioso e inflamatório. Os mais usados são:Clindamicina, azitromicina , monoclina, doxiciclina e  sulfametoxazol-trimetoprim.

Cada vez mais usamos a isotretinoína oral, com uso controlado e contra indicado nos casos de mulheres gestantes, em período de amamentação, pacientes com hepatopatias, hipersensíveis à droga, com hipertrigliceridemia ou hipercolesterolemia, entre outros fatores. Devemos hipervalorizar a higienização da pele. Há outros tratamentos como o LED, luz pulsada e lasers para aliviar o processo inflamatório e eliminar bactérias presentes na pele. Os peelings físicos e químicos e o laser fracionado são bastante indicados no tratamento das sequelas cicatriciais, pois promovem uma descamação e troca de camadas superficiais da pele, remodelando o colágeno,  diminuindo, assim, as imperfeições cicatriciais.

Citei Mateus, porque se Cristo quisesse, curaria o leproso apenas falando. Ele o tocou , o abraçou e o leproso foi, assim, curado por dentro e por fora. Saiu da sua solidão, da sua separação e voltou a viver. O paciente com acne necessita o mesmo já que a enfermidade o atinge no período mais difícil da sua vida. 
                                                                                                                                                                                                                                                         Desejo a todos um feliz e abençoado Domingo e até o próximo artigo se o Nosso Bondoso Deus assim o permitir.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas