terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ações da Petrobras caem um dia depois da euforia

- Publicidade -

Rio – Ao mesmo tempo que ganhou destaque na mídia internacional, a  nova descoberta da Petrobras na região abaixo da camada de sal, anunciada na  quarta-feira, frustrou analistas do mercado financeiro. As ações da estatal  despencaram ontem na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), fechando em queda  de 3,7%, segundo analistas, por falta de detalhes sobre o volume encontrado.  Para o Wall Street Journal, as recentes descobertas podem fazer do Brasil uma  “potência petrolífera”.

A descoberta ocorreu no bloco BM-S-8, nas águas ultraprofundas da Bacia de Santos,  projeto batizado pela Petrobras de Bem-Te-Vi. Antes do anúncio, as ações da  estatal já vinham subindo por conta da expectativa provocada por entrevista  de executivos da portuguesa Galp, uma das sócias do projeto. O comunicado oficial,  porém, não trazia nenhuma informação sobre volume ou espessura do reservatório,  dados necessários para análise mais detalhada. “A Petrobras já anunciou diversas descobertas naquela região, mas, por enquanto,  só a área de Tupi tem estimativas divulgadas. O mercado esperava que a Petrobras  pudesse informar alguma projeção de reservas na região, o que não aconteceu”,  disse o analista do Banco do Brasil Investimentos, Nelson Rodrigues de Matos.  A queda das ações da estatal ajudou a puxar para baixo o Ibovespa, que fechou  em baixa de 1,17%. No comunicado de quarta-feira, a Petrobras informou que um plano de avaliação  da área será entregue à Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em reportagem publicada  hoje, no entanto, o Wall Street Journal mostrou um panorama otimista das recentes  descobertas na área abaixo do sal. “Com os preços do petróleo atingindo novas  máximas, grandes descobertas no Brasil podem aumentar o otimismo do setor de  energia de que pode entregar petróleo suficiente para acompanhar a aceleração  da demanda”, diz.  Os autores do texto, John Lyons e David Luhnow, dizem que o cada nova descoberta  na região aumenta a percepção de que o Brasil pode ter petróleo suficiente para  participar das “grandes alianças de exportadores mundiais”.

Apenas em Tupi,  a Petrobras estima ter encontrado algo entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.  Para o jornal americano, a taxa de sucesso em diferentes poços na região pode  indicar que a Bacia de Santos seria um “megadepósito contíguo de petróleo”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas