terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Acompanhe linha do tempo sobre o projeto de Paulo Freire

- Publicidade -

1958
Julho – Paulo Freire apresenta as bases teóricas de seu sistema de alfabetização de adultos no II Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro

1962
13 de abril – o presidente do Brasil, João Goulart assina em Washington “Acordo Brasil-Estados Unidos sobre o Nordeste”.

Presidente dos EUA, John Kennedy, esteve com Calazans Fernandes1962
Setembro – Calazans Fernandes, Secretário de Educação do RN  reúnem com Paulo Freire em Recife (PE) para falar sobre o projeto de Angicos. meses depois Kalazans esteve com John Kennedy, presidente dos EUA.

1962
Setembro  – O governador do RN, Aluísio Alves, Calazans Fernandes e Maria José Monteiro reúnem-se com Paulo Freire, em Recife. O educador aceitou participar do projeto em Angicos.

1962
Dezembro – Marcos Guerra, estudante de Direito e presidente da União Estadual dos Estudantes, a pedido de Paulo Freire, forma a equipe de alfabetizadores.

1962
3 de Dezembro – Celebração do Convênio entre o MEC, a SUDENE, o Estado do Rio Grande do Norte e a USAID (United States Agency for International Develpment), dentro dos propósitos da Aliança para a Progresso.

1963 
18 de Janeiro – Lançamento do projeto com a aula inaugural do “Experimento de Angicos”, com a presença de Aluízio Alves: 380 moradores começam a sua alfabetização.

1963
24 de janeiro – Primeira aula regular do projeto sobre o tema: “Conceito antropológico de cultura”.

28 de janeiro – Primeira aula de alfabetização começando pela palavra geradora “belota”.
#SAIBAMAIS#
1963
2 de abril – 40ª hora/aula dada pelo presidente João Goulart com a presença do governador do RN Aluízio Alves, de vários governadores do Nordeste e de representantes da Aliança para o Progresso.

Antônio Silva estava entre os 300 aprovados pelo projeto1963
Abril – Com o término da experiência, saem os resultados da avaliação: 300 pessoas  são considerados alfabetizados, com 70% de aproveitamento no “Teste de alfabetização” e 87% no “Teste de politização”.

1963
Maio – A cidade de Angicos teve sua primeira greve. Os proprietários rurais chamam a experiência de Paulo Freire de “praga comunista”, como está registrado no livro de Calazans Fernandes.

1963
29 de maio – Em carta a Aluízio Alves, o embaixador norte-americano Lincoln Gordon recomenda que o “Programa de Angicos para a eliminação do analfabetismo” seja adotado em todos os Estados.

1963
2 de junho – Repercute a reportagem do jornal The New York Times sobre a experiência de Angicos. Para Angicos se deslocaram representantes de outros jornais tais como: Time Magazine, Herald Tribune, Sunday Times, United e Associated Press e Le Monde.

1963
Outubro – Um grupo da Embaixada norte-americana visita o governador Aluízio Alves,em Natal, para preparar a visita do presidente John Kennedy a Angicos, programada para dezembro daquele ano (Kennedy seria assassinado, em Dallas, dia 22 de novembro do mesmo ano).

1963
Segundo semestre – A experiência de Angicos é levada para outras cidades: Quintas, Mossoró, Caicó, Macau, Ubatuba, Osasco, Rio de Janeiro, Brasília, Aracaju, Porto Alegre e outras, como “projeto-piloto” do Programa Nacional de Alfabetização.

1964
21 de janeiro – O Decreto institui o Programa Nacional de Alfabetização consagrando o “Sistema Paulo Freire para alfabetização em tempo rápido”. O programa previa a criação de 60.870 círculos de cultura, para alfabetizar, em 1964, 1.834.200 analfabetos.

1964
27 de janeiro – O MEC designa Paulo Freire e outros membros para a Comissão Especial do Programa Nacional de Alfabetização.

1964
14 de abril – Logo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964, o Decreto nº 53.886, de 14 de abril de 1964, extingue o Programa Nacional de Alfabetização.

1964
15 de abril – Posse do general  Castelo Branco na presidência da República.

1964
16 de junho – Paulo Freire foi preso, acusado de “subversivo e ignorante”.

1964
Setembro – Paulo Freire partiu para o exílio. Depois de uma rápida passagem pela Bolívia, seguiu para o Chile, onde permaneceu até 1969. Retorna ao Brasil apenas no final de 1979, e definitivamente, no ano seguinte.

Paulo Freire retornou a Angicos 30 anos depois do projeto1993
28 de agosto – 30 anos depois, Paulo Freire visita Angicos, reencontrando-se com antigos alunos e monitores, entre eles Marcos Guerra.

2002
Analisando os “efeitos a longo prazo do método de alfabetização” da experiência de Angicos, Nilcéa Lemos Pelandré (2002), após entrevistar alunos que se alfabetizaram em 1963,  evidenciou que a aprendizagem mais significativa foi a elevação da sua autoestima e a consciência de não se sentirem mais excluídos do mundo letrado. Nesta tese de doutorado em linguística, a autora conclui que o segredo da eficácia de Angicos foi a “promoção humana, professores preparados e motivados e imersão intensiva”. Tempo curto, convívio intenso!

Fontes: Instituto Paulo Freire e livro ‘40 Horas de Esperança” (Calazans Fernandes e Antônia Terra)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas