quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Açudes começam a sangrar no RN

- Publicidade -

AÇUDE DO RIO - Jovens de Angicos se divertem com a cheia no açude

Edilson Damasceno – Jornal de Fato

Riacho da Cruz – Para o trabalhador rural que estava acostumado ao cinza dos galhos secos de anos anteriores, o verde que toma conta da paisagem do Alto Oeste chega a impressionar. Ainda mais com o espetáculo das águas que batem nas rochas, saindo do açude Riacho da Cruz II e que se junta ao rio Apodi/Mossoró para desaguar na barragem de Santa Cruz, em Apodi. O reservatório foi o primeiro a sangrar na região, tendo atingido seu volume máximo de armazenamento – 9,6 milhões de metros cúbicos – na semana passada, quando a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), registrou chuvas de 57 milímetros. No acumulado de janeiro a ontem choveu 508,2 milímetros no município, favorecendo a plantação de milho e feijão, além de trazer ao homem do campo a certeza de uma boa safra.

O sangradouro do açude separa dois bairros de Riacho da Cruz, e apesar da sangria, populares ainda fazem a travessia da rua. A água bate no joelho. Alguns populares aproveitam para tomar banho. “Temos que aproveitar essa água toda. É bem fria”, comentou Francisco Antônio da Silva, 38. Ele comenta que a água começou a ultrapassar a parede do açude na semana passada, chegando ao ponto máximo na terça-feira, quando a força da água era capaz de derrubar quem tentasse atravessar a estrada.

Ontem a lâmina de sangria do reservatório era de quatro centímetros. Ao longo da correnteza formada a partir do sangradouro, a visão que se tinha era de que muita água havia saído do local. Ao longe, mulheres aproveitavam a abundância d’água para lavar roupa.

Os sinais de que o açude de Riacho da Cruz havia sangrado estão visíveis para quem passa pela RN-117, que liga a Umarizal a BR-405, próximo ao município de Itaú. Áreas, antes secas, foram tomadas pela água. Em Alguns locais, pequenas lagoas se formaram entre árvores e rochas.

Em Angicos, na região Central, o açude Novo angicos, conhecido como açude do Rio, amanheceu a terça-feira sangrando. O reservatório tem capacidade para acumular 6,4 milhões de metros cúbicos de água. Até a construção da Adutora Central Cabugi, no final da década de 1990, era usado para o abastecimento da cidade. Com a estiagem do ano passado, o reservatório estava sendo usado para a captação de água de carros-pipas que abasteciam a zona rural.

Emparn registra chuva em mais 68 municípios

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em 68 municípios do rio Grande do Norte no período compreendido entre às 7 horas da manhã de terça e 7 horas da manhã de ontem. A maior delas, de 93 milímetros, foi em Jandaíra, na região do Mato Grande. A segunda foi em Patu (90 mm) e a terceira em riacho da Cruz, onde o açude da cidade transbordou e passou a alimentar a Barragem Santa Cruz.

Para hoje, a previsão do Instituto Nacional de Meterorologia é de tempo nublado com pancada de chuvas e trovoadas isoladas devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical, principal fenômeno que induz chuvas no sertão potiguar.

Para Natal e Mossoró, o Inmet prevê a ocorrência de  pancadas de chuvas com possíveis trovoadas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas