sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Adutora volta a funcionar

- Publicidade -

O abastecimento de água em três municípios da região Seridó está sendo normalizado após o retorno do funcionamento pleno da adutora Manoel Torres. De acordo com a Caern, o sistema estava prejudicado por causa da baixa vazão do rio Piranhas e, com o retorno, as cidades de Caicó, São Fernando e Timbaúba dos Batistas voltam a receber água.

Durante o período da diminuição da vazão, São Fernando esteve com o sistema totalmente parado, enquanto Caicó ficou sendo abastecida apenas pelo sistema do Açude Itans. Em Timbaúba dos Batistas, foi preciso a Caern providenciar a retomada pelo sistema de abastecimento antigo, a partir do Açude Vila Nova.

Outra medida tomada para amenizar o problema foi solicitar à Agência Nacional de Águas, responsável pela operação do sistema Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba, o aumento da vazão.

Mesmo com a volta do funcionamento do sistema da adutora Manoel Torres, somente depois de 72 horas o abastecimento estará totalmente normalizado. Dos municípios da região Seridó, Currais Novos é, hoje,  o que enfrenta a situação mais crítica de abastecimento de água. O açude Dourados que abastece parte da cidade conta atualmente com 566 mil metros cúbicos ou 4,49% de sua capacidade, ou seja, só tem mais 30 dias para fornecer água por gravidade do volume  morto, segundo informou à TRIBUNA DO NORTE no último dia 25, o gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Eudes Medeiros.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas