terça-feira, 14 de maio, 2024
26.4 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

Aeroporto Augusto Severo está cheio de problemas

- Publicidade -

QUEBRADA - Escadas rolantes estão sem funcionar e não há previsão de consertoA alta estação está aí e o Aeroporto Internacional Augusto Severo continua com problemas antigos. O ar condicionado chega a funcionar com apenas 25% da capacidade total. A escada rolante permanece quebrada, obrigando passageiros e funcionários a conviverem com o desconforto. Em alguns banheiros, as torneiras estão quebradas. Os responsáveis pela manutenção do aeroporto prometem solucionar as falhas, mas preferem não determinar prazos.

Os passageiros e funcionários reclamam do calor constante no Aeroporto Augusto Severo. “É quente demais, todo mundo fica derretendo aqui dentro”, disse a funcionária de uma das lanchonetes do aeroporto, Eliene de Araújo. De acordo com ela, desde dezembro o ar condicionado não funciona normalmente. Ela reclama que os responsáveis pela manutenção do aeroporto não tomam providências para solucionar o problema. A funcionária de uma loja de roupas, que preferiu não ter o nome divulgado, também se queixou do calor. “Eu acho que eles desligam o ar condicionado, principalmente de manhã quando tem pouco movimento”, afirmou.

O estudante de Cuiabá, Lucas Vieira disse que o ar condicionado poderia funcionar melhor. Para ele, o aeroporto deveria manter o padrão de funcionamento de outros lugares do país. “A escada rolante e o ar condicionado deveriam estar em bom estado, tem que funcionar direito”, disse. A consultora de moda de Goiânia, Varli Alves Castro Lima, também acha que a escada rolante não pode permanecer quebrada. “Tem pessoas que não podem descer escadas, faz falta a escada rolante”.

De acordo com o coordenador de manutenção em exercício do aeroporto, Bruno Hunka, o conserto da escada rolante está sendo providenciado. “Já fizemos o pedido da peça, que é importada da Espanha”, disse. Ele explicou que até a chegada da peça, a escada deve permanecer parada. Com relação ao problema do ar condicionado, ele explicou que uma pane nos compressores, comprometeu o resfriamento do aeroporto. “Também estamos aguardando a solução do problema”, afirmou, mostrando que três funcionários da assistência técnica estavam tentando solucionar a falha. Ele preferiu não especificar uma data para a solução dos problemas. “Depende da chegada da peça”.

Segundo a assessora de imprensa da Infraero, Shirleide Lima, o ar condicionado está operando com 25% da capacidade total pela manhã. “No final da tarde aumentamos para 75%, já que é o horário de maior movimentação”. Com relação às torneiras dos banheiros quebradas, Bruno Hunka informou que existe uma equipe que faz manutenção diária dos banheiros. “Mas são 30 banheiros, pode ser que não tenha dado tempo de consertar”, disse. Ele lembrou que no período de alta estação, problemas como esse são mais freqüentes.

Em dezembro de 2006 a TRIBUNA DO NORTE já havia denunciado os mesmos problemas no aeroporto. De acordo com Bruno Hunka, na época os equipamentos foram consertados, chegando a funcionar normalmente por aproximadamente 20 dias. Mas, segundo ele, a escada rolante e o ar condicionado apresentaram problemas novamente.

Infraero anuncia reforma ainda para esse ano

A assessora de imprensa da Infraero, Shirleide Lima, confirmou a realização de uma reforma do Aeroporto Internacional Augusto Severo. De acordo com ela serão ampliadas as salas de embarque, desembarque e a área de check in. “Com isso a capacidade do aeroporto deve aumentar”. Ela explicou que as expectativas são para que a obra já esteja encaminhada em junho. “Ainda estamos em processo de licitação”.

Shirleide Lima acrescentou que na época em que o aeroporto foi reformado, em 2000, foi feita uma previsão de crescimento até o ano 2010. Mas a movimentação de passageiros cresceu mais que o esperado e em 2006 alcançou o previsto para o final da década. “Por isso em 2007 estamos precisando de uma reforma”, disse.

Esse mês o aeroporto recebe 23 vôos diários e 19 charters por semana. Os vôos internacionais são  de Portugal, Espanha, Noruega, Itália, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra e Argentina.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas