Aeroporto de Mossoró passa a receber voos noturnos

Publicação: 2019-07-31 16:50:00 | Comentários: 0
A+ A-
O Aeroporto Governador Dix Sept Rosado, localizado em Mossoró, vai passar a receber voos noturnos a partir desta quinta-feira (1º). A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE pelo gerente da estação de telecomunicações da Infraero em Mossoró, José Wilson.

Azul Linhas Aéreas anunciou rotas e horários a partir e para o Aeroporto de Mossoró mês passado; até fim do ano, voos aumentarão
Aeroporto de Mossoró voltou a operar voos comerciais em junho do ano passado

“A partir de amanhã a estação rádio vai passar a operar das 12h15 às 21h45. Antes, operávamos das 8h15 às 17h45. Não altera em nada no horário dos voos atualmente ofertados”, explicou à TN.

A autorização para voos noturnos vem um ano depois de o aeroporto voltar a operar voos comerciais, fato que não acontecia há sete anos.

“Vai poder operar tanto as aeronaves com transportes de enfermos, militares e governamentais, como também os empresários, executivos, aeronaves particulares que não podiam pousar anteriormente”.

José Wilson acrescentou ainda que o aeroporto já operava voos noturnos, mas de modo instrumental e apenas para operações oficiais, como voos governamentais e militares, além do transporte de pessoas ou órgãos. Nesse modo, o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave. Nisso,  o piloto passa a executar a separação das demais aeronaves e de obstáculos a partir das orientações dos centros de controle, localizados em solo.

Com a certificação definitiva concedida em março deste ano pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o aeroporto passa a receber voos com pouso visual, isto é, com o piloto tendo a completa visualização do que está do lado de fora do avião e se orienta por referências visuais externas: estradas, lagos , baías, etc.

Atualmente, o Aeroporto de Mossoró está sendo administrado pela empresa privada Infracea, que opera e mantém o equipamento. O terminal tem permissão para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno e médio porte com capacidade para 72 passageiros e opera, com exceção aos sábados, voos para Recife.

Da data do voo inaugural até o fim de maio deste ano, a Azul já havia operado 520 voos, transportando pouco mais de 31 mil clientes. Mossoró se tornou a 107ª base de operação da Azul e o 99º aeroporto do país a ser atendido pela empresa.
Com ligações para o Recife, principal centro de conexões da companhia no Nordeste do país, clientes da região e de cidades vizinhas têm a opção de realizar conexões para um dos outros 28 destinos servidos pela Azul a partir da capital pernambucana ou, ainda, se conectarem para as demais cidades atendidas pela companhia no país e no exterior.

No início da operação na cidade, a Azul operava quatro voos semanais de Mossoró para  Recife. Cinco meses depois, a companhia incrementou sua atuação, passando a ofertar um voo diário. Com a inauguração da base de Aracati (CE) em fevereiro deste ano, a empresa iniciou uma operação circular, três vezes na semana, na rota Recife-Mossoró-Aracati-Recife, mantendo a operação inalterada em Mossoró nos demais dias.
















continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários