quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é tema de evento

- Publicidade -

Durante todo o dia ontem, a Câmara de Deputados realizou em São Gonçalo do Amarante o seminário “Desenvolvimento Regional e Exportação: Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – Desafios e Perspectivas para o Estado do Rio Grande do Norte”. Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal potiguar João Maia, o evento discutiu os aspectos operacionais, econômicos, oportunidades de investimentos, qualificação de mão de obra, além dos gargalos com a instalação do aeroporto no município.
O seminário permitiu que autoridades políticas, empresários, representantes de federações da indústria e comércio e instituições financeiras discutissem e conhecessem a importância do aeroporto de maneira mais profunda. “O maior desafio do aeroporto não está na sua construção, mas sim na manutenção e investimentos que deve receber no futuro”, destacou o presidente da Fiern, Flávio Azevedo, demonstrando certa preocupação.
O deputado João Maia, coordenador do seminário, ressaltou a importância do empreendimento para a economia e foi além: “Precisamos agora sinalizar para os investidores que podemos fazer o nosso dever de casa. Não podemos atrasar as vias de acesso ao aeroporto. Além do dever do município, precisa de uma vigilância constante em cima das obras que o governo do estado é responsável”, disse João Maia.
Antes do simpósio, autoridades participantes do evento visitaram a pista do aeroporto. No escritório da Infraero o engenheiro responsável pela obra, Ibernon Martins Costa, fez uma explanação rápida da obra e dos benefícios que ela irá gerar, quando concluída. “Quando construído irá beneficiar nove municípios vizinhos, além de permitir que um voo entre Natal e Alemanha seja feito sem a necessidade de abastecimento”, destacou.
O seminário foi o terceiro de uma série de eventos que estão sendo realizados pela Câmara em todo o País. A CDEIC realizará 10 reuniões fora das salas do Congresso Nacional. A primeira edição foi em abril, em Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, pólo industrial da região; a segunda em maio, em Santa Cruz do Capibaribe, no interior pernambucano, um dos maiores pólos têxtil do Nordeste.
O evento contou com as presenças dos deputados Felipe Maia, Fátima Bezerra, Sandra Rosado, Paulo Wagner, além de João Maia, coordenador do seminário. De outros estados estavam presentes os deputados, Miguel Correia (PT/ MG) e José Augusto Maia – (PSB/PE), além de representantes dos ministérios: Casa Civil da Presidência da República; Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério da Integração Nacional. Também presentes representantes do Governo do Estado, Fiern, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNB e Fercomércio.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será o primeiro do país concedido à iniciativa privada. A Sessão Pública do Leilão por meio do qual será concedido será realizada na BM&FBOVESPA, em São Paulo, com lance mínimo de R$ 51,7 milhões, no dia 19 de julho. Durante a sessão, serão conhecidas as  propostas econômicas dos interessados e possivelmente será  realizado um leilão em viva-voz, em que vence quem oferecer o maior valor pela concessão. A concessão terá prazo de 28 anos, dos quais 3 para construção e 25 para exploração do aeroporto. A previsão é que a assinatura do contrato com a empresa vencedora do leilão ocorra no dia 21 de outubro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas