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Aeroporto do RN poderá operar mais voos por hora

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O Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, recebeu autorização para ampliar a capacidade de operar voos por hora em 11%, de 27 pousos e decolagens por hora para 30 – a maior capacidade do Nordeste e o equivalente a um voo a cada dois minutos. O aumento é resultado de uma avaliação realizada pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, órgão subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica, e foi divulgado ontem pelo Inframérica, operador do aeroporto.
O aeroporto passa a operar 30 voos/hora: Para Inframérica, capacidade pode ser mais uma ‘arma’ para o estado atrair o hub da TAM
“Conquistar a maior capacidade de pista do Nordeste é mais um ponto que pode favorecer a nossa concorrência pelo hub da TAM”, disse o presidente do consórcio Inframérica, José Luis Menghini, mencionando o centro de conexões de voos, ou hub, que a companhia aérea TAM pretende implantar na região.

O RN disputa o investimento com as capitais de Pernambuco e Ceará, Recife e Fortaleza, respectivamente. O aeroporto de Recife pode operar 29 aeronaves por hora e o de Fortaleza 28.

A TAM anunciou em abril que estuda a viabilidade do hub e que vai decidir, até o final do ano, entre Natal/São Gonçalo do Amarante, Fortaleza e Recife como sede. Os critérios para a definição da cidade sede são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, e ainda, que ofereça uma melhor experiência ao cliente.

A expectativa é iniciar as  operações do hub em dezembro de 2016. O investimento alcança o valor de US$ 1,5 bilhão – cerca de 3,9 bilhões. Segundo a companhia aérea, o hub traz oportunidades de novos voos, destinos, rotas e conexões para o Norte e Nordeste. O objetivo é que opere destinos na Europa e também voos internacionais na América do Sul, além das operações dentro do Brasil.

#SAIBAMAIS#O aeroporto que atende a Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, é um dos que concorrem ao investimento. O empreendimento foi o primeiro do Brasil concedido à iniciativa privada.

Como forma de ficar mais competitivo, o Rio Grande do Norte reduziu este ano o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível das companhias aéreas, está analisando ampliar incentivos e expandir, também, o sistema ferroviário, para aumentar as opções de transporte até o aeroporto.

Pico
O aeroporto potiguar tem uma média de 66 aeronaves por dia. O aumento na capacidade de operação nas pistas, segundo o consórcio Inframérica, é importante por possibilitar novas oportunidades de voos por hora, principalmente nos horários de pico.

Para Menghini, o aumento da capacidade de operação das pistas gera oportunidades de negócios e novos voos para os passageiros. “Nós acreditamos no potencial do Terminal e continuamos apostando nele e no Rio Grande do Norte. Em um ano crescemos 9% e estimamos fechar o ano de 2015 com 10% de incremento”.

A avaliação que possibilitou a ampliação ocorreu um ano após o início das operações no novo aeroporto. Toda a infraestrutura disponível para operações de aeronaves, como pátio, pistas de taxiamento, de pouso e decolagem e posições para estacionamento de aviões, foram avaliadas, segundo o consórcio.   

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