sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Aeroporto é bem avaliado em pesquisa

- Publicidade -

O Aeroporto Governador Aluízio Alves foi  bem avaliado pelos passageiros no primeiro mês de funcionamento, em junho, quando foi incluído pela primeira vez na  pesquisa de satisfação feita pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) em 15 aeroportos do Brasil.

Inaugurado em 31 de maio, o aeroporto situado em São Gonçalo do Amarante recebeu nota 4,2 dos passageiros, numa escala de um a cinco. Foram avaliados quesitos relacionados a acesso, check in, migração, infraestrutura e aduana, sendo que as melhores notas dadas são para o check in (4,60) e inspeção de segurança (4,5). Também receberam nota acima de quatro, os quesitos ambiente, emigração, aduana e imigração, pior exemplo. A mais alta, o único cinco, foi para as facilidades de conexão.

#SAIBAMAIS#As notas mais baixas – menos de três – foram para oito quesitos, como instalações e custo do estacionamento, instalações e valor e tempo da alimentação, atenção e cordialidade dos funcionários da alimentação e disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos e cãmbio. A nota mais baixa, 2,60, foi para o valor dos produtos comerciais.

“O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante mal havia sido inaugurado e já foi o mais bem avaliado pela população. Isso mostra como a política da Secretaria de Aviação Civil de modernizar e levar os aeroportos brasileiros para um novo patamar está funcionando. A população está sendo mais bem atendida e, consequentemente, mais satisfeita com o serviço prestado”, explicou o diretor do Departamento de Gestão Aeroportuária, Paulo Henrique Possas.

Perfil do passageiro
A pesquisa traçou também um perfil do passageiro que passou pelo aeroporto de Natal ao longo dos últimos três meses. Ao todo, 136 pessoas foram entrevistadas. Desse total, 74% viajaram dentro do Brasil e 26% para o exterior. Segundo o levantamento, 87 % passam pelo aeroporto viajam a lazer. A maior fatia dos passageiros tinha entre 26 e 35 anos.

De acordo com a pesquisa da SAC, feita entre abril e junho, os aeroportos brasileiros que tiveram obras entregues até junho melhoraram na percepção dos passageiros.

Em junho, a média nacional foi a maior registrada desde a primeira edição da pesquisa, em 2013: 3,9, em uma escala de 1 a 5. Os aeroportos de Congonhas, Porto Alegre, Galeão e Brasília subiram três colocações em relação ao segundo trimestre de 2013. Confins, Guarulhos e Viracopos registraram as maiores quedas no comparativo.

O aeroporto de Curitiba liderou o ranking com 4,1 pontos e Guarulhos ficou em último lugar, com 3,09. A média nacional no trimestre ficou em 3,82. “Essa pesquisa reflete o que os passageiros vivem quando se deslocam de avião pelo país. Com esses dados, podemos exigir que cada aeroporto trace um plano de gestão para melhorar os quesitos mais criticados pela população”, disse o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco. De acordo com a assessoria de imprensa da SAC, o aeroporto do Rio Grande do Norte não pode ser comparado aos demais avaliados na pesquisa porque a base de dados é diferente. “O aeroporto do RN foi avaliado só em junho, enquanto os outros foram avaliados durante três meses”, disse.

Número
4,1 foi a nota do aeroporto de Curitiba, a maior entre todas. A do RN não é comparada, porque a base da pesquisa é diferente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas