quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Aeroporto suspenderá voos noturnos

- Publicidade -

Ricardo Araújo
Repórter

A operacionalização de voos noturnos no Aeroporto  Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, será suspensa entre os dias 10 de setembro e 15 de outubro deste ano para obras de manutenção na pista.

Obras mudarão a logística de pousos e decolagens no aeroporto Governador Aluízio Alves. Haverá efeitos para os passageiros
Obras mudarão a logística de pousos e decolagens no aeroporto Governador Aluízio Alves. Haverá efeitos para os passageiros

#SAIBAMAIS#A intervenção mudará a logística de pousos e decolagens no terminal aeroviário, que tem a maior parte da movimentação de passageiros e cargas ao longo da madrugada. A primeira companhia aérea a confirmar mudanças foi a TAP Portugal, que suspendeu as atividades em solo potiguar no período. Ela é a única que opera voos internacionais diretos para a Europa e do continente europeu para o estado.

A informação foi confirmada pelo presidente da  Associação Brasileira das Agências de Viagens no Rio Grande do Norte (Abav/RN) e representante da TAP Portugal no estado, Abdon Gosson.

Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, o consórcio Inframérica, que administra o aeroporto, informou que a pista do Aeroporto entrará em manutenção no segundo semestre deste ano. A obra vai durar 30 dias.

“O processo executivo da obra já está elaborado e sendo discutido com os órgãos competentes e com todos os atores envolvidos”, disse o consórcio, acrescentando que “Durante o período de obras o Aeroporto continuará operacional, garantindo que pousos e decolagens ocorram de forma segura”.

O Inframérica ressaltou ainda que assumiu a concessão do Terminal em julho de 2012, e que o contrato não contemplava a construção da pista, obra  que já estava concluída pelos órgãos competentes e lhe foi entregue para operacionalização.

Turismo
O setor turístico local está temeroso quanto às consequências dessa suspensão dos voos internacionais, pois teme perder ainda mais clientes. Nos sistemas das agências de viagens e operadoras de turismo, já não é mais possível visualizar a emissão de passagens em voos diretos do Rio Grande do Norte para Lisboa pela TAP no período das obras da pista. 

Terminal de passageiros do aeroporto: Representantes do turismo temem perda de voos e clientes
Terminal de passageiros do aeroporto: Representantes do turismo temem perda de voos e clientes

Abdon Gosson destacou que, em alta estação, até quatro voos semanais partem de Natal com destino à Lisboa, capital portuguesa. Na baixa estação, o número cai para três operações semanais, mas com taxas de ocupação das aeronaves entre 80% e 90%. A partir de Lisboa, os turistas brasileiros são despachados para outros destinos na Europa e demais continentes.

“Inicialmente, todos os voos (para o RN) estão cancelados. É como se não existissem mais voos diretos de Natal para Lisboa. Todos os voos da TAP são noturnos”, confirmou Abdon Gosson. No sistema de vendas online da TAP Portugal, o turista que decidir sair do Rio Grande do Norte com destino à Europa durante os dias de interdição noturna do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves,  poderá efetuá-la fazendo escalas em aeroportos como os de Recife ou Rio de Janeiro, onde embarcarão no voo internacional. Além de encarecer, a viagem torna-a mais longa, pois a partir de Natal, a travessia do Atlântico e desembarque em Lisboa não dura mais que oito horas.

O presidente da ABAV local teme que o estado acabe perdendo os voos da TAP. “Isso pode ocorrer. Se mandarem a aeronave para outro destino que for diário e rentável, perderemos esse voo definitivamente. É uma verdadeira temeridade cancelar esse voo. As perdas financeiras não temos nem como mensurar. É um absurdo ter acontecido isso com um pista tão nova”, destacou.

Outros voos
Veja abaixo o posicionamento de outras companhias aéreas que operam voos no Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves em relação à possibilidade mudanças nos horários das viagens. A expectativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) é de que todas as operações de pousos e decolagens se concentrem no período diurno, enquanto há luz natural e ampla visibilidade da pista.

Azul Linhas Aéreas – ainda não realizou nenhum ajuste de horários em seus voos por conta das obras na pista do aeroporto.

LATAM Airlines Brasil – informa que avalia as mudanças necessárias e comunicará oportunamente eventuais alterações em sua programação de voos em Natal.

Avianca Linhas Aéreas e GOL Linhas Aéreas não responderam aos questionamentos enviados pela reportagem sobre a possibilidade de mudanças nos horários dos voos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas