sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Aeroporto tem problemas estruturais

- Publicidade -

ESCADA QUEBRADA - Transtornos para os passageiros

Os problemas no Aeroporto Internacional Augusto Severo não se restringem apenas à insegurança dos horários de vôos devido ao conhecido “apagão aéreo”. Pelo contrário, os transtornos dos passageiros que precisam usar as instalações do terminal vão muito além dos atrasos das aeronaves. E, o mais grave, problemas que já se acumulam durante um ano e persistem sem que, aos olhos de passageiros e funcionários, nenhuma providência seja tomada.

Escada rolante quebrada, ar condicionado sem funcionar a contento e, o mais estarrecedor, passageiros dividindo espaço com carrinhos de lixo no mesmo elevador. Hoje, no Aeroporto funciona apenas um elevador, que é usado para transportar lixo, passageiros e a carga dos restaurantes que funcionam no primeiro andar do terminal.

São diversas as falhas de equipamentos no Aeroporto Augusto Severo e começam, literalmente, na entrada. Uma das portas principais está quebrada. Segundo os funcionários, que preferem não se identificar, o problema já dura quase um ano. O “aniversário de um ano” de equipamento sem operação inclui o elevador e a escada rolante. A única informação para as pessoas que estão no aeroporto é uma placa “em manutenção”.

“É sem dúvida um transtorno para nós passageiros que precisamos ficar andando com malas e ainda descendo em uma escada rolante quebrada”, comentou Alberto da Rocha, funcionário público que ontem embarcava para Brasília. Mas ele fez ponderou: “o transtorno só não é maior do que esses atrasos nos vôos”.

Nem mesmo os monitores de televisão, onde eram transmitida a programação de canais a cabo, estão funcionando. “Faz muitos meses que a gente não vê essa televisão funcionando. E o ar condicionado acho que colocaram na bolsa e levaram para casa”, ironiza uma funcionária de lanchonete do aeroporto.  Ela vai além e lembra que no início da semana, para os produtos da lanchonete subirem no elevador foi necessária uma espera de mais de uma hora, até que fosse interrompido o elevador.

Funcionários denunciam e passageiros também. A reclamação deles quanto ao funcionamento do ar condicionado do Aeroporto é comum. “Realmente estou com calor”, disse Edson Piconi, industrial que mora em São Paulo.

O coordenador de Manutenção do Aeroporto, Genivaldo Moura, disse que desconhecia o fato de os passageiros estarem dividindo espaço nos elevadores com o lixo. “Isso não existe. Há um horário determinado para o transporte do lixo no elevador, já que estamos com um elevador quebrado”, disse ele. Ao ser informado que a TRIBUNA DO NORTE flagrou por duas vezes, no intervalo de 30 minutos, a mesma cena, o coordenador silenciou.  Sobre as escadas e elevadores, Genivaldo disse que foi contratada uma empresa para cuidar da manutenção desses equipamentos. “Ficamos um ano sem contrato. Mas a empresa já começou a trabalhar e vai nos apresentar um cronograma  desses reparos”, destacou o coordenador de Manutenção.

Já o problema do ar condicionado também está na mesma “promessa” de conserto nos próximos dias. “Hoje o ar condicionado está operando com 70%. Esperamos até sexta-feira ele estar com 100%”, disse Genivaldo.

Raio X das malas de funcionários está quebrado

Passageiros com problemas, funcionários também. O equipamento de raio X que deveria ser usado para monitorar as bagagens dos funcionários das empresas áreas está quebrado. “Mas isso não compromete a segurança porque usamos as raquetes para monitorar e as malas”, tenta justificar Paulo China, supervisor em exercício da Infraero. Ele admitiu, no entanto, que mais cômodo e mais rápido seria a esteira de raio X voltar a operar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas